Prefeitura Municipal de Erechim - Retorno na Praça Jayme Lago busca otimizar e padronizar o trânsito
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7954/retorno-na-praa-jayme-lago-busca-otimizar-e-padronizar-o-trnsito

08/01/2014

Retorno na Praça Jayme Lago busca otimizar e padronizar o trânsito

Retorno na Praça Jayme Lago busca otimizar e padronizar o trânsito

Veículos devem utilizar o fluxo na rótula da praça para realizar o retorno no local

Dando sequência à implantação do Plano de Humanização do Trânsito de Erechim, o Governo Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social alterou o local para retorno de veículos na Praça Jayme Lago. A partir de quarta-feira (8), os veículos devem realizar o retorno somente utilizando o fluxo na rótula da praça. Os dois espaços que antes eram utilizados para retornar à pista contrária na avenida Sete de Setembro passam a ser pontos de observação para estacionamento de veículos dos órgãos de segurança, ficando proibido o retorno de automóveis pelo local que está devidamente sinalizado.
De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa - que acompanhou a implantação da sinalização de trânsito, juntamente com o diretor de Trânsito do município, Marcelo Aimi - a modificação busca a padronização e otimização no fluxo de veículos no entorno da praça. “Estamos realizando essas modificações com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sempre visando a fluidez e a segurança de todos os envolvidos no trânsito. Além disso, com essa medida, padronizamos o fluxo de veículos nas duas principais praças da região central de Erechim. Estamos realizando essa modificação na Praça Jayme Lago a exemplo do que foi realizado na Praça da Bandeira”, explica Testa, alertando os condutores de veículos para que fiquem atentos a modificação, visando a segurança de todos que passam pelo local.

Trânsito seguro – educação, responsabilidade e escolhas
Para o secretário de Segurança é imprescindível que as pessoas tenham a consciência de que todos fazem parte do trânsito e, para que a cidade tenha um trânsito mais seguro, é preciso que tanto os motoristas, quando os pedestres façam a sua parte. “Somos todos parte do trânsito e precisamos repensar nossas atitudes para que realmente tenhamos um trânsito melhor. O trânsito é feito de responsabilidade e escolhas e temos que ter a consciência sobre os resultados que uma decisão pode provocar, além de estar ciente que o cumprimento das normas do CTB é fundamental”, pontua Testa.
“Parece que estamos sempre nos repetindo quando falamos em educação para um trânsito mais seguro, mas é o nosso papel, como gestor de uma administração pública comprometida com a vida das pessoas que precisamos alertar, através da conscientização sobre os perigos que determinadas decisões podem trazer. Para que tenhamos um trânsito seguro é preciso que as pessoas tenham a consciência de que, por exemplo, não utilizar o celular ao volante, garantir que todos usem o cinto de segurança, levar a sério o limite de velocidade e obedecer a sinalização são decisões que só visam a segurança das pessoas”, explica Testa, frisando que as mudanças no trânsito só serão concretizadas se as iniciativas partirem de cada um.
“Não seremos eficazes na redução de acidentes se cada indivíduo não fizer a sua parte. De nada adianta os órgãos de segurança serem conscientes e falarem sobre o assunto repetidas vezes, se os atores que fazem parte do trânsito, e que circulam diariamente pelas vias urbanas e rodovias, não mudarem suas atitudes e decidirem por ações seguras e, principalmente, decidirem pela vida”, destaca o secretário de Segurança.