Prefeitura Municipal de Erechim - Pacto na Educação vai formar estudantes mais qualificados
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7815/pacto-na-educao-vai-formar-estudantes-mais-qualificados

05/12/2013

Pacto na Educação vai formar estudantes mais qualificados

Pacto na Educação vai formar estudantes mais qualificados
Pacto na Educação vai formar estudantes mais qualificados

 

 

Português e matemática são reforçados nos três primeiros anos do Ensino Fundamental

 

 

 

 

 

Quase encerrando o primeiro ano letivo do Pacto pela Alfabetização na Idade certa, a Secretaria de Educação de Erechim aposta que daqui para frente terá estudantes ainda mais qualificados no Ensino Fundamental. O programa, que faz parte do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), do Ministério da Educação (MEC), forma uma rede para que os alunos fiquem mais bem preparados em português e matemática nos três primeiros anos.

 

 

 

No último dia 30, as escolas que fazem parte do Pacto se reuniram no auditório da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE), com professores, diretores, a Secretaria Municipal de Educação e a 15ª Coordenadoria regional de Educação (15ª CRE), para mostrar os resultados alcançados no primeiro ano letivo.

 

 

 

O trabalho teve início em março deste ano e foi aplicado nas sete escolas municipais de Ensino Fundamental de Erechim – Paiol Grande, Othelo Rosa, Luiz Badalotti, Cristo Rei, Dom Pedro II, Jaguaretê e Caras Pintadas. No final de janeiro, um mês após o encerramento do período de aulas e de exames, haverá o primeiro levantamento estatístico sobre o desempenho dos estudantes em sala de aula.

 

 

 

Em 2016, Erechim terá no quarto ano as primeiras turmas que passaram pelas três séries iniciais do pacto. Conforme explica a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Anelise Bianchi, com o pacto, uma série de medidas são tomadas para dar qualidade extra à educação em sala de aula.

 

 

 

“Com o Pacto nós conseguimos mais recursos, as escolas recebem materiais que incentivam a leitura, jogos que desenvolvem o raciocínio. Além disso, todo o mês há trabalhos de formação para os professores, com material gratuito, bolsas de estudos, as famílias dos estudantes são chamadas a participar mais, a motivação é muito maior”, declarou.

 

 

 

O secretário de Educação, Alderi Oldra, afirma que o pacto serve para garantir que todos os alunos cheguem ao quarto ano do Ensino Fundamental com plena capacidade de ir adiante nos anos subsequentes. Embora o trabalho seja reforçado nos três primeiros anos, Oldra acredita no reflexo para as séries seguintes.

 

 

 

“Esse plano não é um simples trabalho para não ter reprovação, para passar alunos que não conseguiram aprender. Pelo contrário, é um plano para que todos cheguem juntos ao terceiro ano com conhecimento, para que nas séries seguintes continuem sendo aprovados pela sua capacidade, porque foram muito bem preparados. Não tenho dúvidas que os alunos que forem educados nos três primeiros anos das escolas de Erechim, terão um diferencial lá na frente”, apontou Oldra.

 

 

 

O secretário ressalta também os resultados que a Educação de Erechim têm alcançado. Segundo ele, além dos reconhecimentos recentes, em nível de Brasil, da qualidade da merenda escolar e dos projetos de inclusão de deficientes em sala de aula, Erechim tem, de acordo com números das Nações Unidas, a melhor educação do Rio Grande do Sul em cidades com mais de 50 mil habitantes.

 

 

 

“Sem equipe não se faz educação. É porque trabalhamos de forma coletiva que temos a melhor educação. Erechim se consolida cada vez mais como um polo educacional e isso tem que ser valorizado. Os recursos que vão para a Educação são tratados como investimentos e não como gastos, porque sabemos que todo o valor empregado nessa área, vai trazer resultados”, disse o secretário.