Prefeitura Municipal de Erechim - Dia D do combate à AIDS e outras DST's é neste sábado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7770/dia-d-do-combate--aids-e-outras-dsts--neste-sbado

28/11/2013

Dia D do combate à AIDS e outras DST's é neste sábado

Dia D do combate à AIDS e outras DST's é neste sábado

A luta para coibir a transmissão das DST/AIDS é contínua. Porém, no dia 1º de dezembro, o mundo se volta à questão em virtude do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Fortalecendo o trabalho de prevenção a esta e outras doenças sexualmente transmissíveis, o Governo de Erechim executa atividades alusivas à data, buscando parceiros para divulgação de informações e chamando a atenção da população para debater e refletir sobre o tema.

Nesta edição, que tem seu dia D marcado para o próximo sábado (30), Erechim adere à campanha com o slogan "Fique Sabendo: Tome uma atitude contra a Aids, faça o exame". Com essa proposta, busca orientar e sensibilizar a população em geral sobre as formas de transmissão das DSTs, e em especial à AIDS, incentivando também a realização do diagnóstico precoce para HIV, o vírus da AIDS.

Na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito de Erechim, Paulo Polis, recebeu em seu gabinete o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr.; a adjunta da pasta, Daniele Colla; o coordenador da Vigilância em Saúde do município, Theodoro Tedesco; e a equipe de trabalho da campanha contra DST-AIDS. Os responsáveis pela campanha apresentaram as ações realizadas no município ao prefeito municipal.

Para o prefeito Paulo Polis, o desenvolvimento de estratégias preventivas é fundamental para a manutenção da saúde pública. “Mais do que o tratamento, temos que focar a prevenção de doenças, ajudando a população a tomar as medidas necessárias para a manutenção do seu bem estar e de sua saúde. A equipe contra DST-AIDS vem cumprindo importante papel neste processo em nosso município”, destaca.

Campanha com ações preventivas

A proposta da campanha envolve a descentralização das ações preventivas, aliando-se com multiplicadores voluntários, que levam estas informações a seus bairros, empresas e círculos de amigos, e também aproximando-se de entidades e grupos que realizam trabalhos sociais. Desde o dia 25, uma massiva campanha de orientação sobre as formas de prevenção, transmissão e diagnóstico precoce está sendo realizada na cidade.

Neste período, as UBS's também organizam ações e atividades com seu público, tendo à disposição banners, preservativos masculinos e femininos e folders. A campanha tem apoio da Estratégia de Saúde da Família e do Primeira Infância Melhor, programas que trabalham diretamente com a população, em visita às residências de diferentes bairros da cidade. Os responsáveis abordam o tema DST/HIV/AIDS em todas as visitas domiciliares durante o mês de novembro e dezembro.

Coleta de exames anti-HIV e testagem rápida contra HIV e sífilis

Até sexta-feira (29), nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, são oferecidas coleta de exames anti-HIV e testagem rápida contra HIV e sífilis. Os exames laboratoriais acontecem das 7h30min às 8h30min nas UBSs; as testagens rápidas anti-HIV e Sífilis estão disponíveis durante todo o dia.
Dia D é neste sábado

No dia 30 de novembro, sábado, uma grande mobilização está marcada para a Esquina Democrática do município, localizada no cruzamento da Avenida Maurício Cardoso com as ruas Itália e Nelson Ellers. Das 8h30min às 12h, a equipe de prevenção DST/AIDS entregará materiais informativos e realizará orientação sobre procedimentos para a realização dos exames.