Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 94 mil vistorias contra Dengue foram realizadas em Erechim em 2013
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7743/mais-de-94-mil-vistorias-contra-dengue-foram-realizadas-em-erechim-em-2013

22/11/2013

Mais de 94 mil vistorias contra Dengue foram realizadas em Erechim em 2013

Mais de 94 mil vistorias contra Dengue foram realizadas em Erechim em 2013

Dia D da campanha contra a Dengue é neste sábado (23). Embora a situação esteja controlada em Erechim, autoridades ressaltam importância da prevenção

A equipe de combate à Dengue, coordenada pela Prefeitura de Erechim, através da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (VISA), já realizou 94.383 mil vistorias para controle da dengue no município no ano de 2013. O número representa um trabalho permanente, que segue sendo executado diariamente, mesmo em períodos de temperaturas baixas.

O cerco à dengue permite que o município tenha um quadro controlado da doença. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Theodoro Tedesco, o número de infestações prediais na cidade (focos do mosquito) tem permanecido muito abaixo do 1% - atualmente, é de 0,01%, número que é visto pelo Ministério da Saúde como satisfatório.

Nas mais de 94 mil vistorias realizadas em 2013, foram encontrados apenas 10 focos do Aedes Aegypti. Todos eles, segundo o chefe do serviço de Vigilância Ambiental da VISA,  Edison Alves da Rocha, foram eliminados instantaneamente. Desde o ano de 2007, quando 21 casos da doença foram registrados em Erechim, não há contaminação direta na cidade.

Dia D contra a Dengue

O dia D contra a dengue é um dia de mobilização nacional de combate ao mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. No município, todos os dias são “dias D” no combate à Dengue, sempre buscando a meta de controle populacional deste mosquito, bem como manter o município longe de casos de doenças e óbitos.

Precaução segue necessária

O combate à infestação da Dengue, apesar dos números, segue essencial, tanto por parte das autoridades responsáveis quanto da população. Tedesco ressalta que ninguém pode ficar acomodado. “A equipe segue trabalhando na eliminação de possíveis locais para a instalação do Aedes Aegypti, e precisa, para isso, da colaboração de todos, eliminando estes possíveis focos em suas residências. Neste dia D, queremos atentar novamente às recomendações básicas para a realização deste controle”, destaca.

Para seguir trabalhando intensamente durante os períodos de calor, clima mais propício para a difusão do mosquito, Erechim recebeu nesta semana, via Governo do Estado, um recurso de R$ 38.654,00. “O verão é o período mais perigoso, e estaremos atentos a qualquer eventual foco do mosquito que surgir na cidade”, complementa Tedesco.

O que é Dengue?

A Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, como o Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

A dengue clássica se inicia de maneira súbita e podem resultar em febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

Como prevenir?

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.