Prefeitura Municipal de Erechim - Produtores da região vão melhorar renda e alimentação com mais de 40 mil peixes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7737/produtores-da-regio-vo-melhorar-renda-e-alimentao-com-mais-de-40-mil-peixes

21/11/2013

Produtores da região vão melhorar renda e alimentação com mais de 40 mil peixes

Produtores da região vão melhorar renda e alimentação com mais de 40 mil peixes
Produtores da região vão melhorar renda e alimentação com mais de 40 mil peixes

 

Os produtores da região vão criar mais de 40 mil alevinos, que servirão para alimentação própria e também para a complementação da renda familiar. Os peixes, que no total somam o valor de R$ 15,4 mil, foram entregues pela prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Agricultura. Os agricultores foram na tarde desta quarta-feira (20), na secretaria, para receber os animais.

 

 

 

Embora os alevinos sejam comprados pelos agricultores, o diretor de Desenvolvimento Rural da secretaria, Tobias Biasi, afirma que o custo sai mais em conta com a intervenção da prefeitura. Além disso, explica, o repasse ocorre de forma direta.

 

 

 

“Os alevinos são comprados diretamente de viveiros de Ijuí e concentrados na secretaria para a entrega. Dessa forma, porque a compra é em grande volume, há desconto no preço e também mais facilidade aos agricultores. Em vez de cada um deles ter que viajar para buscar os alevinos, a secretaria traz os peixes e concentra todos em uma única entrega”, relatou Tobias.

 

 

 

No repasse foram atendidos 72 produtores, que receberam lambaris, carpas das espécies húngara, capim, cabeça grande e prateada, trairões, jundiás, grumatãs, dourados e surubins pintado. De acordo com Tobias, no dia 8 de janeiro será possível fazer nova reserva de alevinos. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria e fazer os pedidos.

 

 

 

O secretário de Agricultura, Luis Parise, destaca a importância de distribuir os peixes. “A maioria dos agricultores utiliza para a alimentação da família, o que é muito bom, porque o peixe é uma carne magra, que faz bem para a saúde. Mas alguns utilizam o excedente dos peixes para complementar a renda, transformando os açudes, que antes eram apenas espaços de reserva d'água, em locais produtivos.”

 

 

 

Além de Parise e de Tobias, o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Cristian Rigo, também auxiliou no processo de descarga, separação e entrega dos alevinos.