Prefeitura Municipal de Erechim - Governo institui Comissão para preservar e conservar documentos do Município
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7728/governo-institui-comisso-para-preservar-e-conservar-documentos-do-municpio

20/11/2013

Governo institui Comissão para preservar e conservar documentos do Município

Governo institui Comissão para preservar e conservar documentos do Município

O Governo de Erechim, preocupado com a conservação e preservação dos documentos e informações produzidas e recebidas na sua esfera de competência, criou através do Decreto 3.919/2013, a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, responsável pela política de gestão de documentos produzidos pelo poder executivo. Para o secretário de Administração, Renato Toso, o processo de avaliação é fundamental para o aperfeiçoamento da organização administrativa, fazendo uso das novas tecnologias de armazenamento de dados e informações.
A Comissão é composta por 7 servidores. Todos já receberam treinamento com especialista na área de documentação, juntamente com representantes das Secretarias Municipais. À frente da comissão está o arquivista Sergio Pereira Mendes Júnior, servidor do quadro efetivo, que declara ser um avanço da administração o estabelecimento de um processo permanente de avaliação de documentos, garantindo o cumprimento de dispositivos constitucionais e legais que promovam a gestão documental, a proteção e a preservação da documentação arquivística do Município e o descarte racional de papéis que não possuam valor histórico ou legal, em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). “Erechim deverá ser destaque no cenário Estadual, pelo desenvolvimento destas práticas, uma vez que são poucos os municípios gaúchos que tratam com tal seriedade este tema", pontua o secretário de Administração, Renato Toso.