Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim faz ação conjunta para evitar evasão escolar
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7717/erechim-faz-ao-conjunta-para-evitar-evaso-escolar

18/11/2013

Erechim faz ação conjunta para evitar evasão escolar

Erechim faz ação conjunta para evitar evasão escolar

 

 

O município de Erechim vai agir em conjunto para evitar a evasão escolar nas escolas municipais e estaduais. Para garantir que todos os estudantes permaneçam em sala de aula, foi criada uma Rede Gestora de Apoio às Escolas, a RAE Gestora. O assunto foi alvo de discussão no Seminário Municipal da RAE Gestora, realizado no último dia 11, no auditório da URI.

 

 

 

O trabalho da Rede Municipal Gestora, coordenado pelo promotor de Justiça Especializada João Fábio Munhoz Manzano em parceria com a presidente do Conselho Municipal de Educação e responsável pela Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Maria Salete Torres, vai mobilizar ações intersetoriais entre as entidades e as RAEs das escolas.

 

 

 

De acordo com o promotor, que organizou e mediou o seminário, o combate à infrequência escolar é feito através das RAEs Escolares, compostas por professores, direções, representantes de CPMs, Conselhos Escolares, Presidentes de Bairros, UBS e CRAS onde as escolas estão inseridas, que buscam identificar os motivos do estudante não comparecer às aulas.

 

 

 

Cada escola conta com sua rede de apoio própria, que é utilizada quando a intervenção do professor e da direção não consegue resolver o problema da infrequência sozinho.

 

 

 

“As RAEs têm o papel de acompanhar como está a frequência e identificar quais são os motivos que fazem com que os estudantes faltem às aulas e acabem evadindo. Depois de identificados quem são os estudantes e as causas, é feito todo um acompanhamento para resolver o problema”, explicou Manzano.

 

 

 

No seminário na URI, a Escola Municipal Paiol Grande e a Escola Estadual Irany Jaime Farina, apresentaram suas experiências no trabalho para evitar a infrequência escolar. De acordo com as direções das escolas, após o diagnóstico da falta, há uma série de medidas que são tomadas para fazer com que o estudante retorne às aulas, que vão desde a conversa com o estudante, até a visita domiciliar para falar com os pais.

 

 

 

Fazem parte da RAE Gestora as Secretarias Municipais de Educação, de Cidadania e de Saúde, a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, os Conselhos Tutelar e Municipal de Educação, a URI, a FAE, a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, o Ministério Público, a Brigada Militar e representantes dos professores e dos diretores das escolas públicas municipais.