Prefeitura Municipal de Erechim - Discurso de união marca abertura da Frinape 2013
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7674/discurso-de-unio-marca-abertura-da-frinape-2013

09/11/2013

Discurso de união marca abertura da Frinape 2013

Discurso de união marca abertura da Frinape 2013
Discurso de união marca abertura da Frinape 2013

Feira ocorre de 9 a 17 de novembro, no Parque da ACCIE em Erechim

O trabalho em união deu o tom da abertura da 14ª edição da Frinape, a maior feira da Região Alto Uruguai, que tem em seu espaço, no Parque da ACCIE, exposições que vão desde a agricultura até a diversidade industrial. O ato oficial ocorreu na manhã deste sábado (9), no Pólo de Cultura. A expectativa é de mais uma vez alavancar o potencial de negócios da região.

O presidente da Frinape e da ACCIE, Claudionor Mores, lembrou sobre nomes que ajudaram a criar e a construir a feira e a herança que cada administração pública e que gestores do setor privado deixaram para fazer com que a feira atinja o potencial que tem hoje. Além disso, apontou também a integração regional.

“Nessa feira temos muitos diferenciais. O primeiro deles é contarmos com os 32 municípios do Alto Uruguai. Todos estão expondo aqui na Frinape. Essa é a marca do trabalho em conjunto, a essência da nossa feira, que vem desde sua primeira edição, em 1966”, destacou.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, falou da diversidade de atrações que serão oferecidas nesta 14ª edição. Polis apontou desde os negócios, até as opções de entretenimento.

“Aqui nesta feira teremos  a Fenamate, o pavilhão da agricultura familiar, empresas de diversos segmentos, shows artísticos, balonismo, passeios de helicóptero, parque de diversões, entre tantas outras atrações. E não podemos esquecer que entre os dias 11 e 13 a entrada será franca, na qual as pessoas ainda poderão doar alimentos não perecíveis ao Programa Mesa Brasil”, declarou o prefeito.

O deputado federal Marco Maia enalteceu a estrutura local, que segundo ele é raridade em outras feiras regionais. Assim como Mores, o deputado também fez menção à união entre diversos setores, para que a feira tenha sucesso.

“Visitei outras feiras, e algumas, de cidades de porte como Erechim ocorrem em praças. Aqui há um parque, há todo um espaço para que ela tenha essa grandeza. Mas isso não é resultado do acaso, vem da parceria do público com o privado, de uma unidade da região, de uma unidade política. É isso que fez a diferença ao longo das décadas para que o município chegasse onde está hoje”, avaliou.

Além de Mores, Polis e Maia, estiveram presentes também a vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, a presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo, os deputados estaduais Altemir Tortelli, Gilberto Capoani e Gilmar Sossella, o presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Pedro Westphalen, o presidende da Câmara de Erechim, José da Cruz, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Iradir Pietroski, e o bispo da Diocese de Erechim, José Gilson.

Também marcou presença a rainha da Frinape, Caren Santolin, de Itatiba do Sul, acompanhada de sua corte, prefeitos, vereadores e secretários municipais da região.

“Nessa Frinape temos de alfinete a navio”, destaca Polis

“Nesta Frinape temos de alfinete a navio”, apontou o prefeito de Erechim, Paulo Polis, para descrever a grandeza da 14ª edição da feira. Em seu discurso de abertura, na manhã deste sábado (9), no Polo de Cultura, o prefeito deu ênfase à diversidade de negócios que Erechim tem, e que estão presentes na Frinape.

“Erechim manda ônibus para o exterior, carros de bombeiro, balas e chocolates, tem artistas de grande renome, tem um vestuário de excelente qualidade, faz até mesmo navios, enfim, há uma infinidade de segmentos no nosso município. E todos eles estão aqui, presentes na nossa feira”, disse o prefeito.

Além das empresas, Polis também falou sobre o município ser referência em saúde, educação e geração de emprego. Segundo ele, a feira contempla grandes e pequenos negócios, como é o caso da agricultura familiar.

“Nossa cidade tem um potencial inestimável. Nos últimos cinco anos foram criadas 9 mil vagas de emprego. Somos a cidade do emprego e renda, e não do Bolsa Família. Tenho certeza que nesta feira todos vão sair com o mesmo sentimento, de alegria. Isso ninguém tira. Com o espírito de vitória que existe em nossa cidade, não tem como essa feira não dar certo”, declarou.