Prefeitura Municipal de Erechim - Palestra no CRAS 2 aborda a prevenção ao câncer de mama
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7566/palestra-no-cras-2-aborda-a-preveno-ao-cncer-de-mama

16/10/2013

Palestra no CRAS 2 aborda a prevenção ao câncer de mama

Palestra no CRAS 2 aborda a prevenção ao câncer de mama
Palestra no CRAS 2 aborda a prevenção ao câncer de mama

Integrando as programações do Outubro Rosa, enfermeira realiza atividade no CRAS do bairro Linho. Com o slogan 'Somos Mulheres de Peito', campanha conscientiza sobre a importância da prevenção

O Governo de Erechim, através da Coordenadoria da Mulher, gerida pela Secretaria de Cidadania, juntamente com a Secretaria de Saúde, entidades governamentais, não-governamentais e representantes da sociedade civil, desenvolve atividades durante a Campanha Outubro Rosa no município. A campanha deste ano tem como principal objetivo mobilizar a população feminina de Erechim para a prevenção e detecção do câncer de mama. Para isso, as entidades envolvidas unem forças para dar visibilidade à causa e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento e reabilitação da mulher.

Palestra reforça sobre importância do diagnóstico precoce
Na tarde de terça-feira (15), uma palestra realizada pela enfermeira Livânia Corso reforçou sobre a prevenção ao câncer de mama enfatizando a importância do diagnóstico precoce. De acordo com a enfermeira o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. 
“Há alguns fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. A própria idade é um deles, pois a chance aumenta na medida em que se envelhece. Menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade (não ter filhos), primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal são fatores associados ao risco. Consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo também. Os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama. O risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos)”, explica Livânia.


Vida saudável pode reduzir as chances de desenvolver a doença em 28%
Segundo a coordenadora do CRAS 2, Cristina Vieira, um dos pontos de destaque para os que participaram da palestra foi que mudar o estilo de vida pode reduzir 28% dos casos de câncer de mama. “A ingestão excessiva de álcool aumenta as chances de ter câncer de mama porque altera os níveis hormonais. Caso tenha células precursoras de câncer, essas taxas elevadas podem favorecer a multiplicação delas. Ainda, o excesso de peso precisa ser eliminado, porque significa alteração nos níveis hormonais. Quando as células de gordura estão repletas, liberam fatores pró-inflamatórios. É como se a pessoa estivesse em um processo de inflamação generalizada, o que a torna mais vulnerável a fatores cancerígenos. O recomendado é que o índice de massa corporal não ultrapasse 25, prevenindo 14% dos diagnósticos”, destaca a coordenadora do CRAS.


Alimentação adequada e atividade física
Segundo a palestrante, deixar de lado o sedentarismo e praticar atividades físicas queima as gorduras e equilibra os hormônios. “Tem de ser em ritmo moderado, como uma caminhada mais acelerada e, por no mínimo 30 minutos diários. Com o tempo, a dica é tentar aumentar a intensidade ou estender o período. A medida isolada pode diminuir em 11% os casos de câncer de mama”, frisa a enfermeira Livânia.
“Entre os alimentos prejudiciais, destaque para os embutidos que apresentam grande quantidade de sal, nitritos e nitratos. Os conservantes em contato com o suco digestivo do estômago se transformam em compostos cancerígenos. Evite ao máximo comê-los, mas o ideal é que não sejam consumidos”, pontua.


Amamentação reduz em até 20% as chances de desenvolver a doença
“A amamentação diminui entre 10% e 20% os riscos de a mãe ter a doença”, afirma a enfermeira, explicando que enquanto o bebê suga o leite, o movimento promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário por dentro. “Assim, se houver células agredidas, são eliminadas e renovadas. Quando termina a lactação, várias células se autodestroem, entre elas algumas que poderiam ter lesões no material genético. Outro benefício é que as taxas do hormônio feminino estrogênio caem durante o período de aleitamento”, conclui a palestrante.
Ao final da palestra, foi realizada apresentação de peça teatral com a participação dos jovens do Serviço Sócio Educativo (SSE II) do CRAS do bairro Linho. A peça “A caixa mágica”, retratou a importância do amor entre as pessoas.