Prefeitura Municipal de Erechim - Comitiva fiscaliza obras de restauro do Castelinho
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7490/comitiva-fiscaliza-obras-de-restauro-do-castelinho

01/10/2013

Comitiva fiscaliza obras de restauro do Castelinho

Comitiva fiscaliza obras de restauro do Castelinho
Comitiva fiscaliza obras de restauro do Castelinho

 Prefeito Polis e vice Ana visitam, ao lado do presidente do COMPHAC Alexandre Lyrio, e demais secretários de governo as obras do prédio histórico


Uma comitiva liderada pelo prefeito Paulo Polis e pela vice-prefeita Ana Oliveira esteve acompanhando, ao lado do presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC), Alexandre Lyrio, as obras de restauro do Castelinho. Iniciada em 2 de agosto, a obra avança em ritmo acelerado, resgatando um dos principais símbolos do município. Os trabalhos, nesta primeira etapa, contemplam a reforma da estrutura, vigas e telhado do antigo prédio da Comissão de Terras - sendo que a substituição do material só está se dando em relação aqueles elementos que não possuem mais condições de uso, ou de reaproveitamento. “Estamos tratando de um restauro, o que implica reaproveitar, sempre que possível, os materiais em bom estado, como a maioria das telhas e a própria madeira”, explica a gestora técnica e fiscal da obra, Ariane Pedrotti de Ávila Dias, da secretaria de Cultura Esporte e Turismo do município.
A empresa vencedora da licitação, Referência Obras e Sinalizações Ltda, vem trabalhando, em média, com cerca de 15 profissionais por dia para agilizar os trabalhos.
Para o prefeito Polis, é importante destacar as diversas etapas que se sucederam até o início das obras. “Em 2011, contratamos uma empresa especializada para realizar estudo de aproveitamento e recuperação do prédio. Em 2012, o projeto foi finalizado, apresentado e aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), e hoje estamos aqui, acompanhando o andamento do restauro. Sabemos que não é uma obra simples e precisa contar com mão-de-obra qualificada, mas estamos satisfeitos com o ritmo do serviço”, destaca o prefeito.
Para o presidente do COMPHAC, Alexandre Lyrio, preservar o patrimônio histórico e cultural do município é reverenciar a história dos pioneiros, daqueles que construíram Erechim. Sobre a obra em si, Lyrio, se disse impactado positivamente. “A qualidade e a celeridade do serviço me impressionaram”, completa.
Acompanharam a visita, ainda, os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira; de Coordenação e Planejamento; Anacleto Zanella, e de Comunicação, Salus Loch; além da coordenadora do gabinete da vice-prefeita, Clarice Maronesi; e o representante da empresa responsável pela obra, Flávio Tirello. O restauro do Castelinho está sendo custeado com recursos próprios da prefeitura de Erechim.

Saiba mais
O prédio da Comissão de Terras foi contratado por Guilherme Franzmann e construído por Germano Müssig, de 1912 a 1915, e inaugurado em 20 de abril de 1916. A madeira veio do município de Getúlio Vargas, e as pedras, que formam os alicerces, vieram das cabeceiras do Rio Dourado. O prédio ocupa uma área equivalente a 603,91 m². A singularidade do prédio é tanta que em toda a construção não foi utilizado um prego sequer. O Castelinho está tombado como Patrimônio Histórico pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1988 passou para o domínio do município de Erechim.