Prefeitura Municipal de Erechim - Divulgando Monografias - Trabalho sobre a educação no período da ditadura em Erechim foi apresentado
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/740/divulgando-monografias---trabalho-sobre-a-educao-no-perodo-da-ditadura-em-erechim-foi-apresentado

27/06/2007

Divulgando Monografias - Trabalho sobre a educação no período da ditadura em Erechim foi apresentado

Divulgando Monografias - Trabalho sobre a educação no período da ditadura em Erechim foi apresentado

Divulgando Monografias - Trabalho sobre a educação no período da ditadura em Erechim foi apresentado
    A Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, atravs do Arquivo Histrico Municipal, est desenvolvendo pelo terceiro ano consecutivo o Projeto Divulgando Monografias, que tem como objetivo divulgar as pesquisas realizadas em seu acervo documental, bem como valorizar os estudantes da nossa regio.
    Nesta quarta-feira (27), tendo como local o auditrio do Castelinho, foi apresentada a monografia A educao no perodo da ditadura em Erechim", pela acadmica Nria Cristina da Silva. Durante sua explanao ela salientou que o Regime Militar instalado no Brasil em 1964 marcou profundamente a histria do pas produzindo efeitos em todos os setores da sociedade. As determinaes do governo autoritrio e a represso poltico-ideolgica que se abateu sobre a populao tm seus reflexos visveis at os dias atuais e, possivelmente, por muitos anos ainda. Sabe-se que a pesquisa sobre a ditadura e a historiografia em torno desta temtica tem sido rica nos ltimos anos. Mesmo assim, ainda h muito o que estudar e investigar a respeito, pois os recursos tericos e documentais mostram-se fartos, inclusive com fontes inditas que abrem vasto campo de pesquisa para historiadores. Prova disso, a diversidade de documentos encontrados no Acervo da Luta Contra a Ditadura no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
    Nria disse que o seu objeto de pesquisa consistiu na ao do governo militar sobre a educao em Erechim. claro que trata-se de um estudo inicial, necessitando de mais tempo de estudo para podermos abranger a totalidade da questo. Assim, neste momento, nossa anlise se d a partir de alguns fatos e aes de represso ao movimento estudantil e atuao docente no Ensino Superior.
    Segundo a acadmica as primeiras informaes relatadas pelos documentos datam de 1964. So uma srie de relatrios, depoimentos e investigaes policiais acerca de um Manifesto publicado pelo Ncleo de Erechim da Faculdade de Direito de Passo Fundo. O Manifesto, que apoiava as Reformas de Base, foi considerado subversivo pelas autoridades, batendo de frente com a Lei de Segurana Nacional, o que resultou na priso do presidente do referido Ncleo. Os demais documentos, datados das dcadas de 70 e 80, so compostos por uma srie de Pedidos de Busca e Radiogramas do DOPS/RS, enviados Delegacia Regional de Polcia. Em cada um deles destacam-se as informaes j conhecidas pelos militares, seguidas pelos dados solicitados. O objetivo era vigiar pessoas ou grupos, controlando suas atividades, tais como: contedos de palestras e seus respectivos oradores, atividades suspeitas`de seminaristas e estudantes, participao de professores de Erechim, comenta Nria, sobre seu trabalho.