Prefeitura Municipal de Erechim - Banda Marcial da EMEF Othelo Rosa faz bonito em competição regional
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7349/banda-marcial-da-emef-othelo-rosa-faz-bonito-em-competio-regional

03/09/2013

Banda Marcial da EMEF Othelo Rosa faz bonito em competição regional

Banda Marcial da EMEF Othelo Rosa faz bonito em competição regional

 

Escola conquistou cinco troféus em dia de muito talento e inspiração

 

 

O Governo Municipal através da Secretaria de Educação tem motivos de sobra para festejar as premiações conquistadas pela Banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa, no 3º Concurso Regional de Bandas e Fanfarras do Norte do RS ocorrida no município de Ipiranga do Sul no último sábado (31).

 

A Banda concorreu na categoria Juvenil e apresentou como Tema de Entrada a trilha musical do Esporte Espetacular (Hyde Park); no Desenvolvimento as músicas Doce Desejo/Amor Perfeito; e como Tema de Saída a canção Anjo. Através da bela apresentação a Banda Marcial da Escola Municipal Othelo Rosa conquistou 4 troféus de 1º Lugar como Banda Marcial, Mór, Baliza Destaque, Corpo Coreográfico e também um troféu de 2º lugar através do Pelotão de Bandeiras.

 

O Secretário de Educação Alderi Oldra destacou a importância do Programa Mais Educação nas escolas e parabenizou as conquistas da Banda Marcial da EMEF Othelo Rosa. “É muito importante termos programas que desenvolvam habilidade, integração e espírito coletivo em nossos estudantes. Todos os envolvidos estão de parabéns por essas conquistas tão importantes para a Escola e para o município”, disse o Secretário Alderi Oldra.

 

O próximo evento regional acontecerá em outubro em Erechim e a Banda Marcial Othelo Rosa participará novamente.

 

 

O Programa Mais Educação em Erechim

 

A EMEF Caras Pintadas, EMEF Luiz Badalotti, EMEF Cristo Rei, EMEF D. Pedro II, EMEF Paiol Grande, EMEF Othelo Rosa e a EMEF Jaguaretê desenvolvem atividades como Orientação de estudos e Leitura, Grafite, Canto Coral, Karatê, Atletismo, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol, Xadrez, Dança, Capoeira, Desenho, Língua Estrangeira, Banda Escolar, Jornal Escolar, Educação Patrimonial, Tecnologias Educacionais, Iniciação Científica, Arte Gráfica e Leitura, Canteiros Sustentáveis e Campos do Conhecimento. Além destas, o Município proporciona as contrapartidas com as atividades de acompanhamento pedagógico, atividades esportivas e informática.

 

Segundo a Diretora de Educação Integral da Smed Juliana Wrublewski, “os estudantes destas escolas tiveram participação direta nas escolhas das atividades para 2013, as contribuições do Programa Mais Educação para as nossas escolas são inúmeras, como a elevação do IDEB, uma vez que Erechim está entre os 10 Municípios do País que mais elevaram o índice nos Anos Finais; a aquisição de materiais didáticos pedagógicos e esportivos, a vivência em espaços educativos fora da escola; viagem de estudos, a realização da Rústica da Educação Integral que acontece nas escolas, e muitas outras contribuições importantes”, destacou.

 

O Mais Educação é uma ação indutora da construção da agenda da educação integral em jornada ampliada no Brasil, e Erechim está desde 2010 oportunizando novas vivências aos estudantes do Ensino Fundamental. Para esse ano de 2013 são contemplados pelas atividades do Programa, 1658 estudantes das sete escolas participantes.

 

Entre as atividades ofertadas pelas escolas de educação integral, pode-se citar o acompanhamento pedagógico; esporte e lazer; comunicação, uso de mídias, cultura digital e tecnológica; cultura, artes e educação patrimonial; educação ambiental e desenvolvimento sustentável e economia solidária e criativa. O Programa prevê ainda a obrigatoriedade de pelo menos uma atividade de companhamento pedagógico.

 

O Secretário de Educação Alderi Oldra destaca que o programa tem duração de 10 meses letivos. Por isso, diz ele, “ainda estamos desenvolvendo as atividades do Plano 2012. Para os Educadores do Programa Mais Educação proporcionamos diversos momentos de formação para qualificarmos as atividades que são desenvolvidas na escola. Toda escola tem um professor comunitário 40 horas que coordena o Programa, acompanhando diretamente as atividades e mantendo o contato permanente com a Comunidade Escolar”, salientou o Secretário.