Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim passa a contar com 14 equipes de Saúde da Família
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7336/erechim-passa-a-contar-com-14-equipes-de-sade-da-famlia

30/08/2013

Erechim passa a contar com 14 equipes de Saúde da Família

Erechim passa a contar com 14 equipes de Saúde da Família

 

 

 

Décima quarta equipe se integra às atividades da nova Unidade Básica de Saúde do São Vicente de Paulo, que será inaugurada no dia 19 de setembro

 

 

Com a inauguração de duas novas UBSs nos meses de setembro e outubro, a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, anuncia também a implantação de mais uma equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) no município, a 14a em funcionamento. O grupo é composto por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde.

 

 

Foco na prevenção

 

 

A nova equipe será a segunda ESF da UBS São Vicente de Paulo, cuja inauguração da nova sede está marcada para 19 de setembro. A metodologia de trabalho prevê visitas domiciliares dos agentes e encaminhamento dos pacientes para consultas e exames necessários, realizados pelo médico responsável das respectivas ESFs.

 

 

As Equipes de Saúde da Família atendem, hoje, em oito UBSs da cidade. Elas estão distribuídas da seguinte forma: três equipes na UBS do Grande Progresso; duas equipes nas UBSs do Aldo Arioli, São Cristóvão, Atlântico (e, a partir de setembro, São Vicente de Paulo); uma equipe nas UBSs do bairro Paiol Grande, Presidente Vargas e Bela Vista. Nas UBSs dos distritos de Capo-erê e Jaguaretê, distritos do interior de Erechim, atuam duas equipes de Estratégia Agentes Comunitários de Saúde (EACS), composta por um enfermeiro e por agentes comunitários de saúde.

 

 

Área de cobertura abrange mais de 50% da população

 

 

Atualmente, a área de cobertura das 13 Equipes de Saúde da Família (EFSs) em funcionamento e das duas EACSs compreendem uma área de cobertura de mais de 50% da população erechinense. Esta porcentagem deve crescer a partir da instalação da nova equipe. Segundo a secretaria de Saúde do município, o trabalho do programa é de extrema importância para a reestruturação do sistema municipal de ensino, focando na prevenção e na proximidade entre a população e as UBSs da cidade.

 

 

 

O secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., destaca que cada uma destas equipes é responsável pelo atendimento de aproximadamente 4 mil pessoas. “Este trabalho de orientação e a proximidade entre o sistema de saúde e a comunidade são extremamente importantes, pois refletem-se em um trabalho de saúde cada vez mais humano e acolhedor, com orientações e encaminhamentos importantes para a prevenção e a solução de problemas de saúde”, ressalta o secretário.

 

 

Nova equipe já está sendo capacitada

 

 

Os integrantes da nova equipe já estão sendo capacitados pela Secretaria de Saúde. São 40 horas de treinamentos que estão sendo desenvolvidas antes do início das atividades. Neste trabalho, os integrantes são capacitados em temas como orientações sobre doenças, sobre gestação e saúde da mulher; orientações sobre DST/AIDS; ética profissional; programas sociais (como, por exemplo, o Bolsa Família); e burocracias e trâmites da Secretaria de Saúde do município.

 

Conheça a Estratégia Saúde da Família

 

 

A Estratégia Saúde da Família é o nome como é conhecido atualmente o Programa de Saúde da Família, implantado no Brasil em 1994 - visto que o termo aponta para uma atividade com início, desenvolvimento e finalização. É uma estratégia de reorganização da atenção primária cuja atividade é constante e ininterrupta.

 

 

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante implantação de equipes multiprofissionais nas UBSs. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número específico de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada.

 

 

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade. Cada equipe da Estratégia da Saúde da Família é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e de 4 a 12 agentes comunitários de saúde (ACS), número que varia a cada UBS.