Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal destina mais de 4 toneladas de pilhas para reciclagem
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7326/governo-municipal-destina-mais-de-4-toneladas-de-pilhas-para-reciclagem

28/08/2013

Governo Municipal destina mais de 4 toneladas de pilhas para reciclagem

Governo Municipal destina mais de 4 toneladas de pilhas para reciclagem

 

Material foi transportado para São Paulo, onde será enviado para uma usina de reciclagem. Descarte correto de pilhas e baterias é fundamental para preservação do meio ambiente.

 

 

Mais de 4 toneladas de pilhas arrecadadas ao longo de dez anos em postos de recolhimento da cidade foram enviadas pela Prefeitura de Erechim para reciclagem. O descarte foi encaminhado para São Paulo-SP, onde uma empresa de reciclagem fará reaproveitamento do material. A empresa, GM&L LOG, faz parte da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

Segundo a secretaria de Meio Ambiente do município, responsável pelo armazenamento dos itens, cerca de 2 toneladas haviam sido encaminhadas em 2012, e outras 2 toneladas foram enviadas nesta terça-feira (27). O secretário da pasta, Mario Rossi, destaca que a ação é de extrema importância, pela complexidade da reciclagem destes componentes.

 

 

Descarte correto de pilhas

 

 

Mario Rossi reforça que é fundamental que toda a população atente para a maneira correta de descartar pilhas, colocando estes objetos nos pontos de descarte que estão localizados em órgãos públicos e instituições de ensino do município. Ele ressalta também que a Prefeitura Municipal seguirá reunindo todo o material recolhido em postos de coleta da cidade para dar a destinação correta a estes itens.

 

 

Meio ambiente agradece

As pilhas, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.

 

Devido a seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico. Além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.

 

Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio. Todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são bioacumulativos. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio pode também ocasionar mutações genéticas.