https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7300/receita-estadual-realiza-blitz-de-ipva-em-erechim
22/08/2013
Receita Estadual realiza blitz de IPVA em Erechim
Operação, em parceria com a Secretaria de Segurança e Brigada Militar, teve mais de 800 veículos vistoriados
O Governo de Erechim, através da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, participou da operação de fiscalização realizada pela Receita Estadual em parceria com a Brigada Militar, com o objetivo de fiscalizar a regularidade do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A blitz, que ocorreu na manhã de quinta-feira (22), na avenida Sete de Setembro, em frente ao Colosso da Lagoa, contabilizou 812 veículos vistoriados. Ainda, de acordo com os dados da Divisão de Fiscalização e Cobrança da Receita Estadual, 25 veículos estavam inadimplentes com o pagamento do IPVA e 10 não estavam licenciados. Entre imposto atrasado, multas e juros, a Receita apurou um valor de R$ 7.433,48.
Conforme a Diretoria de Trânsito do município, 15 veículos foram recolhidos mediante guincho, de acordo com o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro. Foram emitidos 17 autos de infração, uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi recolhida por estar vencida há mais de 30 dias e um condutor foi autuado por não possuir CNH.
Agilidade na fiscalização
Em cada operação, as equipes da Receita Estadual têm à disposição um computador portátil, com um programa contendo todo o cadastro de veículos registrados no Rio Grande do Sul, bem como a situação tributária de cada um, facilitando o trabalho de abordagem, análise documental e liberação dos veículos. Assim, os proprietários que estiverem com o IPVA atrasado e/ou sem licença para trafegar poderão ter o veículo retido.
De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, as blitzes em conjunto com a Receita Estadual ocorrem frequentemente e tem por objetivo buscar o cumprimento da legislação vigente. Para Testa, esse tipo de operação é de extrema relevância, tanto para a fiscalização quanto para a comunidade, pois os veículos com documentação em dia não são abordados para verificação.
“Nessas blitzes com a Receita Estadual, pela agilidade do programa utilizado, os veículos não precisam ser abordados. Eles somente aguardam o momento do sistema responder à consulta através da digitação do número da placa. Com isso valorizamos os que estão conduzindo de forma regular, somente solicitando para que estacionem e apresentem a documentação para averiguação aqueles apontados pelos fiscais da Receita Estadual", afirma o secretário, destacando que com isso é possível realizar a fiscalização em um maior número de veículos.