Prefeitura Municipal de Erechim - Segurança integrada para a região do Alto Uruguai
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7295/segurana-integrada-para-a-regio-do-alto-uruguai

22/08/2013

Segurança integrada para a região do Alto Uruguai

Segurança integrada para a região do Alto Uruguai

 

Na última semana, a Comissão do Projeto do Centro de Videomonitoramento da região, composta por representantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Brigada Militar e Prefeitura de Erechim, esteve conhecendo os sistemas integrados de vigilância dos municípios catarinenses bem como da estrutura do governo do Estado de Santa Catarina.
Na série de encontros e reuniões com representantes da Secretaria de Segurança do vizinho estado, participaram o secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Erechim, Rafael Testa, o capitão do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Maurício Detoni, prefeito de Barão de Cotegipe, Fernando Balbinott, e o prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Luiz Ceron.

 

Iniciativa pioneira

De acordo com o secretário de Segurança de Erechim, Rafael Testa, os integrantes da Comissão tiveram a oportunidade de conhecer os sistemas integrados e implantados de videomonitoramento, bem como as iniciativas público e privada deste modelo de gestão. “Os projetos que serão apresentados para os prefeitos da região da AMAU estão em fase de elaboração pelas empresas convidadas”, explica Testa, pontuando que o mesmo grupo já esteve reunido com representantes da Secretaria Estadual de Segurança do RS, oportunidade em que foram apresentadas as ideias inovadoras enquanto região.

“Nossa região se torna referência nesta proposta de videomonitoramento integrado. Essa iniciativa pioneira deve ser valorizada como uma grande proposta de política pública de segurança," destaca Testa, ressaltando o trabalho proposto pelo 13º BPM de Erechim.

Para o capitão do 13º BPM, Maurício Detoni, para garantir a segurança da comunidade é imprescindível o uso de ferramentas como o videomonitoramento. "Segurança integrada é o que necessitamos para reduzirmos cada vez mais os índices de criminalidade da região”, frisa o capitão.