Prefeitura Municipal de Erechim - SMED promove encontro de formação aos professores do Sistema Municipal de Ensino
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7180/smed-promove-encontro-de-formao-aos-professores-do-sistema-municipal-de-ensino

30/07/2013

SMED promove encontro de formação aos professores do Sistema Municipal de Ensino

 

Centro Cultural 25 de Julho ficou completamente lotado. Prefeito Polis destacou participação e envolvimento por parte dos professores nos resultados atingidos na educação

 

 

A Prefeitura de Erechim através da Secretária de Educação realizou na manhã da última terça-feira (30) um encontro de formação com os professores do Sistema Municipal de Ensino no Centro Cultural 25 de Julho.

 

A ação faz parte das atividades pedagógicas propostas pela Smed e marca a retomada das aulas nas escolas municipais na próxima quinta-feira (1/8). Logo na abertura do encontro foram realizadas diversas dinâmicas envolvendo muita música e reflexão aos participantes. Após a acolhida foi a vez do Secretário de Educação Alderi Oldra dar as boas vindas aos professores e professoras e destacar o trabalho realizado nas escolas juntamente com a comunidade escolar.

 

“A educação não terá seus objetivos alcançados se não houver comprometimento de todas as partes envolvidas como o Governo Municipal através da Smed, nossos queridos professores e funcionários e suas equipes diretivas, e o comprometimento de nossos estudantes com o apoio de seus pais ou responsáveis. Investir em educação é fazer justiça social, e isso é que Erechim está fazendo: investindo em educação e acreditando que é o melhor caminho para transformar a vida das pessoas”, destacou o Secretário Alderi Oldra.

 

Completando os pronunciamentos oficiais, o Prefeito Paulo Polis agradeceu a todos os envolvidos diretamente na educação do município, e salientou o momento histórico que Erechim está vivendo. “Desde que assumimos a Prefeitura temos desenvolvido ações pontuais na valorização e qualificação de nossos serviços à comunidade como um todo, e a questão da Educação, essa área que tanto gosto, não foi diferente. Realizamos um plano de carreira para o nosso magistério, aumentamos o salários de nossos educadores e funcionários a ponto de sermos um dos municípios que melhor remunera esta classe tão importante e fundamental para o desenvolvimento social. Implantamos os programas Um Computador por Aluno e Um Computador por Educador, criamos o NTM, aderimos ao Programa Mais Educação implantando assim uma educação integral de tempo integral, aumentamos nosso foco na Educação Inclusiva, e criamos mais de 2 mil vagas de creche. Todo esse envolvimento ora coordenado pelo nosso então Secretário de Educação Anacleto Zanella, e atualmente pelo Secretário Alderi Oldra, e com participação fundamental e integradora entre os professores e funcionários e a equipe da Smed, me faz ter um orgulho imenso em ver os resultados de todos esses esforços materializado em nossas conquistas e reconhecimentos”, afirmou o Prefeito Polis.

 

Após a fala do prefeito, o Secretário de Educação Alderi Oldra prestou contas do resultado de algumas ações desenvolvidas durante o primeiro semestre, bem como a estrutura e o funcionamento da Smed com foco na gestão democrática e compartilhada. Em seguida o professor Edemilson Brandão realizou uma palestra sobre o tema “Novas Tecnologias e Práxis Educativa”.

 

À tarde foi a vez da realização de um “Cine-Debate” com o filme “O Substituto”, mediado pelo professor Fabrício Brustolin.

 

Na quarta-feira (31) funcionários e e educadores terão atividades nas 14 escolas do Sistema Municipal de Ensino, e na quinta-feira (1-08) os estudantes retornarão às aulas.

 

 

 

 

Educação em Erechim

 

* Erechim atende atualmente 14 escolas, e destas, seis são de Educação Infantil onde há 1.321 crianças em creche de zero a quatro anos de idade e 1.466 crianças de 4 e 5 anos de idade na Pré Escola, totalizando 2.787 crianças. No Ensino Fundamental há atualmente 3.330 estudantes. Além disso, há o Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) que trabalha com 300 estudantes e o Belas Artes com um número de 730 estudantes. O Município oferece ainda o Curso Pré-Enem em parceria com o Garra Pré-Vestibular que conta com uma adesão de 465 estudantes, totalizando dessa forma 7.500 estudantes.

 

 

* O Governo Municipal reafirma o compromisso com o processo de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo os três eixos que norteiam o conjunto das ações educacionais do município: a Escola Inclusiva, dando acesso e oportunidade a todos independente de suas diferenças; investimentos no desenvolvimento tecnológico na sala de aula através da Informática Educativa, possibilitando cada vez mais que a tecnologia seja instrumento para a ação pedagógica, com laboratórios de informática em todas as escolas somando mais de 4 mil netbooks para os estudantes e mais de 600 notebooks para os professores; e o eixo da Educação Integral, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.

 

 

* O Governo Municipal defende a valorização, formação e Motivação dos Professores. Há atualmente 397 professores de 20h, 237 de 40h totalizando 634 educadores. São 191 funcionários, 91 estagiários na área de Pedagogia e 9 técnicos de Informática, totalizando 925 servidores envolvidos diretamente com a arte de educar.

 

 

* Em média são oferecidas mais de 7 mil refeições diárias para estudantes com destinação de 100% dos valores do PNAE na Agricultura Familiar.

 

 

* Com foco na aprendizagem aos estudantes há vivências diversificadas através da Educação Inclusiva, onde as crianças são atendidas com muito carinho e dedicação pelos educadores, alcançando excelentes resultados.

 

Há também os programas do PROETI, Mais Educação, Atleta na Escola e AABB Comunidade.

 

 

* Nas Escolas de Educação Infantil todas as turmas tem duas atividades diversificadas do PROETI durante o período de aula como: Psicomotricidade, Dança, Habilidades Manuais, Cultura Alemã, Gaúcha, Afro, Italiana, Polonesa e Musicalização.

 

 

* Mais de 1.400 estudantes de seis escolas do Ensino Fundamental desenvolvem atividades do Mais Educação, como: Acompanhamento Pedagógico, Teatro, dança, Banda Escolar, atividades Esportivas (Atletismo, futsal, basquete, futebol de campo, karatê, judô, informática, etc. E a parceria com a AABB Comunidade. Além de participar do Programa Mais Cultura nas Escolas, Programa Atleta na Escola e Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.