Prefeitura Municipal de Erechim - Semana de Prevenção às Hepatites inicia com distribuição de materiais informativos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7172/semana-de-preveno-s-hepatites-inicia-com-distribuio-de-materiais-informativos

29/07/2013

Semana de Prevenção às Hepatites inicia com distribuição de materiais informativos

 

Distribuição de materiais informativos e palestras estão entre as ações organizadas pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde.

 

De 29 de julho a 2 de agosto, é realizada a Semana de Prevenção às Hepatites, promovida pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde. Durante este período, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Hepatite (28 de julho), será realizada distribuição de material informativo à população da cidade, além de realização de palestras com os servidores da secretaria e das Unidades Básicas de Saúde, que explicarão detalhes sobre a doença.

 

O trabalho teve início nesta segunda-feira (29). Servidoras das UBSs realizaram visitas em residências e estabelecimentos comerciais para entregar materiais informativos e instruirem a população sobre a importância da imunização e da prevenção à doença, destacando que é necessário que todos tenham conhecimento das questões que envolvem o contágio da doença. Durante as visitas, os representantes dos grupos de risco são instruídos a procurarem os postos de vacinação.

 

Hoje, Erechim conta com um serviço de referência para orientações, investigação, diagnóstico e tratamento de casos de hepatites virais, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, e localizado junto à Vigilância em Saúde, na Rua Valentim Zambonato, 515 – Centro. A partir deste local, são organizadas ações preventivas e educativas que visam conscientizar a população sobre os perigos da hepatite.

Vacinas disponíveis para Hepatite B em todas as UBSs

 

A Secretaria de Saúde informa que estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade vacinas para combater a Hepatite B. Estas doses estão disponíveis gratuitamente para pessoas com até 49 anos e para populações específicas como: comunicantes de portadores (familiares e colegas de trabalho) e trabalhadores de atividades que envolvam o risco de contaminação.

 

Saiba mais sobre as Hepatites

 

As hepatites infecciosas ou hepatites virais constituem-se em um grupo de doenças causadas por diferentes vírus e de grande impacto na saúde pública no Brasil e no mundo. De evolução silenciosa na maioria dos casos, com risco de evoluir para formas fulminantes em 1% dos casos nas formas agudas e, a possibilidade de cronificação para alguns tipos, as hepatites acarretam o risco de desenvolvimento de lesões graves no fígado como cirrose.

 

Estima-se que existam 350 milhões de portadores crônicos de Hepatite B, e 170 milhões de Hepatite C no mundo. Do ponto de vista de relevância epidemiológica, os tipos que mais ocorrem no país são A, B, C, D, E. A forma de transmissão varia de acordo com o tipo: para as hepatites A e E, transmissão fecal-oral e tem relação com condições de saneamento básico, higiene pessoal e doméstica, qualidade da água e dos alimentos.

 

Os tipos B, C e D são transmitidos pelo sangue e via sexual. Sendo assim, a transmissão pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos contaminados como lâminas de barbear e depilar, alicates de unhas, materiais para colocação de piercing e confecção de tatuagens, instrumentos para uso de drogas ingetáveis e inaláveis, acidentes com exposição de material biológico, e procedimentos cirurgicos, odontológicos e de hemodiálise, quando não aplicadas rigorosamente normas de biossegurança. A transmissão via transfusão de sangue e hemoderivados é rara devido à triagem obrigatória nos bancos de sangue. A transmissão vertical pode ocorrer no momento do parto e a de maior risco é a do tipo B.

A disponibilidade de água potável e saneamento básico adequado à população é a medida mais eficaz para o controle dos tipos A e E. Para os tipos B, C e D, recomendam-se medidas de prevenção de acordo com os mecanismos de transmissão como: uso de preservativos em todas as relações sexuais, não compartilhamento de instrumentos que entram em contato com pele e sangue (manicure e pedicure, lâmina de barbear e depilar, seringas e agulhas), observação rigorosa  de normas de biosegurança em procedimento.