Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura assina contrato para restauro do Castelinho
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7165/prefeitura-assina-contrato-para-restauro-do-castelinho

26/07/2013

Prefeitura assina contrato para restauro do Castelinho

Primeira etapa da obra compreende reforma da estrutura, vigas e telhado do antigo prédio da Comissão de Terras e tem prazo de conclusão de seis meses

O Castelinho, prédio que abrigou a Comissão de Terras no início da colonização de Erechim, será restaurado pelo governo municipal. O contrato para a execução da primeira etapa da obra foi assinado nesta sexta-feira (26) pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, em solenidade realizada no salão nobre da prefeitura.

Símbolo vivo da colonização de Erechim

Em seu pronunciamento, o prefeito lembrou das diversas etapas que se sucederam até a assinatura do contrato. “Em 2011, contratamos uma empresa especializada para realizar estudo de aproveitamento e recuperação do prédio. Em 2012, o projeto foi finalizado, apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Prontamente, encaminhamos a execução da proposta, que será dividida em etapas. De imediato, vamos reforçar a estrutura do prédio, para que logo ali na frente consigamos dar sequencia aos projetos complementares, como o hidrossanitário, elétrico, prevenção a incêndios, e de acessibilidade universal. Ao final, entregaremos um prédio que representa com todo o seu vigor e importância o símbolo vivo da colonização, que traduz o esforço, o trabalho e o progresso dos nossos pioneiros”, pontuou Polis.

Estruturas que estiverem em boas condições serão preservadas

Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, neste primeiro momento a obra contempla o reforço da estrutura, restauro do telhado, esquadrias e pintura externa. “A partir do prédio da Comissão de Terras, construído entre 1912 e 1915, se projetou e demarcou ruas, avenidas, lotes urbanos e rurais do Município, coordenando todo o processo imigratório local. Assim, para a cultura de Erechim, o restauro do prédio dignifica nossa história e engrandece nosso futuro”, destacou Rodrigo.

A arquiteta e urbanista, Ariane Pedrotti de Ávila Dias, que é técnica do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da secretaria de Cultura do município explica que o processo de restauro necessita de mão-de-obra qualificada e terá como foco, nesta etapa, a substituição apenas daquelas estruturas que estiverem prejudicadas. “O prédio contém peculiaridades técnicas que precisam ser levadas em conta. O trabalho, desta forma, preservará a madeira boa e promoverá a substituição apenas daquilo estiver comprometido, preparando o prédio para as etapas seguintes”, esclarece a arquiteta, que reforça: “a singularidade do prédio é tanta que em toda a construção não foi utilizado um prego sequer”.

O ato de assinatura do contrato com a empresa responsável pela obra, a Referência Obras e Sinalizações Ltda., de Erechim foi prestigiado pela vice-prefeita Ana Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores, José da Cruz, além dos presidentes do Conselho das Cidades, Ivan Santin, do COMPHAC, Alexandre Lyrio, representantes da empresa, secretários municipais, vereadores e imprensa. A empresa – que deverá colocar no local um tapume identificando a história da construção e o trabalho de restauro que estará sendo realizado – tem um prazo de seis meses para a conclusão da obra, que deve ter início nos próximos dias. O investimento da prefeitura de Erechim, com recursos próprios, será de R$ 438.950,64.

Saiba mais

O prédio da Comissão de Terras foi contratado por Guilherme Franzmann e construído por Germano Müssig, de 1912 a 1915, e inaugurado em 20 de abril de 1916. A madeira veio do município de Getúlio Vargas, e as pedras, que formam os alicerces, vieram das cabeceiras do Rio Dourado. O prédio ocupa uma área equivalente a 603,91 m².

O Castelinho está tombado como Patrimônio Histórico pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1988 passou para o domínio do município de Erechim.