Prefeitura Municipal de Erechim - Hospital Amigo da Criança, Santa Terezinha incentiva aleitamento materno
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7042/hospital-amigo-da-criana-santa-terezinha-incentiva-aleitamento-materno

27/06/2013

Hospital Amigo da Criança, Santa Terezinha incentiva aleitamento materno

Hospital Amigo da Criança, Santa Terezinha incentiva aleitamento materno

 

FHSTE segue normas e rotinas que defendem o aleitamento

 

A amamentação é de extrema importância para o bebê e para a mãe. O leite materno é considerado o alimento mais completo, pois nele estão contidas várias proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água. Amamentar é a melhor forma de alimentar e proteger a criança.

Por isso, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha tem profissionais preocupados com esse momento importante na vida de mãe e filho. O Hospital trabalha com normas e rotinas que defendem o aleitamento materno. Essas normas seguem os 10 passos que o Ministério da Saúde e UNICEF estabelecem para que hospitais possuam o título de Hospital Amigo da Criança.

A enfermeira obstétrica da maternidade Liliane Estela Isotton, explica a importância da amamentação e do trabalho desenvolvido no Hospital Santa Terezinha. "A mulher tem que começar a pensar na amamentação durante a gestação. No hospital, a amamentação é iniciada logo após o nascimento. Depois do parto o bebê já é colocado em cima da mãe e será amamentado na primeira meia hora de vida. A amamentação não é tão simples, afinal nem todas as mães e nem todos os bebês têm facilidade. O emocional da mãe influência bastante, por isso nossos profissionais fazem um trabalho de incentivo, cuidado e conversa com as mamães. Conversamos também com os pais para que estejam evolvidos dando apoio e carinho a mãe e o bebê", ressalta Liliane.

Além de todo trabalho desenvolvido pela equipe de colaboradores, a FHSTE conta com alojamentos conjuntos, onde o bebê fica no quarto com a mãe durante 24 horas favorecendo a livre demanda para o bebê mamar quando tiver vontade. A FHSTE não possui berçário para bebês saudáveis, para que o bebê possa ficar o tempo todo com a mãe.

Cristina Michele do Prado, mãe de Alana Vitória Gomes dos Santos que nasceu no dia 25 deste mês, relata a importância da amamentação. "Este é meu quarto bebê, os outros também nasceram aqui no Hospital Santa Terezinha e amamentei todos. Sempre fui bem orientada em relação a amamentação. As enfermeiras me ensinaram a posição correta para amamentação, e menos de meia hora depois do parto eu já dei mama pela primeira vez. É um momento bom ter o neném no colo, eu como mãe aproveito esse tempo e sei que faz bem para minha filha", explica Cristina.