Prefeitura Municipal de Erechim - Governo promove Pesquisa de Clima Organizacional com servidores
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26/06/2013

Governo promove Pesquisa de Clima Organizacional com servidores

Governo promove Pesquisa de Clima Organizacional com servidores
Governo promove Pesquisa de Clima Organizacional com servidores

 

Levantamento busca melhorar ambiente de trabalho e atendimento à população

 

 

Visando qualificar ainda mais o ambiente de trabalho e a prestação de serviços para a população, a Prefeitura de Erechim, através da equipe de Gestão de Pessoas e do Gabinete da Vice-prefeita, organiza uma pesquisa de clima organizacional em todas as secretarias e repartições públicas do município. O início das atividades ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), no Salão Nobre da Prefeitura, quando a vice-prefeita Ana Oliveira, acompanhada da psicóloga Solange Punhi, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, apresentou os objetivos e o método de trabalho para a realização da pesquisa na Prefeitura.

A equipe de Gestão de Pessoas irá acompanhar atividades e aplicar a pesquisa em todos os setores da Prefeitura, buscando identificar problemas e soluções para estes casos. Também disponibilizaremos um sistema online para que os servidores possam interagir e fazer seu relato. É uma ação com intuito de qualificar cada vez mais os serviços prestados pela Prefeitura à população”, informa a vice-prefeita.

 

 

A psicóloga Solange Punhi, que desenvolverá a atividade ao lado da enfermeira Adriana Zaions, ressalta que a pesquisa preocupa-se com valores como respeito, satisfação e motivação dos colaboradores da Prefeitura, visando contribuir para um melhor ambiente de trabalho e uma prestação de serviços mais qualificada.

 

 

Sobre a Pesquisa de Clima Organizacional

 

 

Clima Organizacional é o nome dado ao conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização, que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a própria organização. A pesquisa é uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos.

Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. Analisar o ambiente e as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, além da satisfação dos colaboradores da organização em relação à diversos fatores, como ambiente de trabalho, comunicação, liderança, motivação, relacionamento interpessoal e outros, possibilitando a resolução dos problemas identificados.

A identificação de causas que possam interferir negativamente no comportamento dos empregados, em relação ao seu trabalho ou à organização, permite que ações corretivas possam ser adotadas atuando-se sobre as referidas causas, com base em dados concretos, coletados através das pesquisas de clima organizacional, que passam a ser uma importante ferramenta gerencial para a gestão dos recursos humanos.