Prefeitura Municipal de Erechim - OP empossa 290 delegados em noite marcada pela democracia
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7036/op-empossa-290-delegados-em-noite-marcada-pela-democracia

26/06/2013

OP empossa 290 delegados em noite marcada pela democracia

 

Executivo municipal destacou o trabalho desempenhado com a participação da comunidade que auxilia o governo a administrar a cidade de Erechim através do Orçamento Participativo

 

Com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis, da vice-prefeita, Ana Oliveira, do secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, do presidente da Câmara de Vereadores, José da Cruz, da coordenadora do Orçamento Participativo, Terezinha Magaieski e do representante dos delegados do OP, Jurandir Pezzenato, 290 novos delegados do Orçamento Participativo – Ciclo 2013/2014 tomaram posse na noite de terça-feira (25), no Centro Cultural 25 de Julho. O evento, que reflete a democratização da administração pública, contou com a apresentação do Coral Madrigal de Erechim durante a abertura da solenidade.

 

União entre governo e comunidade

Desde o início de sua implantação, o OP já contou com um número superior a 16 mil participações. São mais de 156 obras entregues e distribuídas entre todas as 16 regiões da cidade, num investimento superior a R$ 10 milhões de reais, que através dos 86 núcleos constituídos, cultivam o debate e decidem as prioridades a serem executadas pela Prefeitura.

 

Para prefeito, OP é a maior obra da administração municipal

Afirmando que o Orçamento Participativo é a maior obra da administração municipal, o prefeito Paulo Polis ressaltou o esforço da comunidade para construir, ao lado do governo, uma cidade cada dia melhor. “Muito obrigado pela disposição de vocês em participarem do nosso governo”, sublinha o prefeito.

Foi reafirmando o seu compromisso com a participação da sociedade nas decisões públicas que o prefeito Polis falou sobre o que representa o Orçamento Participativo. “O OP é a melhor ferramenta de construção coletiva que a cidade poderia ter. Com parcerias como estas, firmadas com vocês, que demandas históricas de 10, 15 ou 20 anos saem do papel e ganham nossos bairros”.

Emocionado, Polis destacou que quem construiu a cidade foi o povo de Erechim. “A participação popular é fundamental e o Orçamento Participativo é a maior obra da administração municipal. Vocês que nos ajudam a governar estão dando uma aula de democracia para este município. E isso não tem preço que pague”.

 

Ferramenta de participação popular

Para o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, o OP é uma ferramenta fundamental de participação cidadã. “Estamos trabalhando cada vez mais para que esse governo, marcado pela democracia, se consolide como aquele que oferece serviços públicos de qualidade, com transparência e com a participação das pessoas”, pontua.

“Este é o momento que estamos vivendo em Erechim. Momento que orgulha quem está incluído neste trabalho gratuito e voluntário de fazer o melhor pelo seu bairro e pela cidade como um todo”, destaca Anacleto lembrando a presença de 2,7 mil pessoas nas assembleias do OP realizadas neste ano.

 

Passos no rumo certo

A vice-prefeita Ana Oliveira destacou a satisfação em receber os delegados do Orçamento Participativo. “Não é fácil agradecer em palavras este trabalho voluntário que vocês estão fazendo pelo município de Erechim, nos auxiliando na gestão”, frisa Ana ressaltando que todos os atos realizados pela administração estão voltados para o fortalecimento e o desenvolvimento da cidade.

“A administração municipal, junto com a população, está a cada dia que passa se aperfeiçoando. Para as reivindicações que estão lá fora, emanando da sociedade, estamos dando o encaminhando necessário e certamente os nossos passos, como gestores de uma cidade de 100 mil habitantes, estão no rumo certo”, declara a vice-prefeita.

 

A responsabilidade de todos

Representando os delegados do OP, Jurandir Pezzenato falou da responsabilidade de todos para que a cidade seja um lugar melhor para se viver. “Neste processo, se cada um fizer a sua parte, tudo anda bem”, pontua. Reforçando o objetivo do Orçamento Participativo, de que haja um consenso entre o que a comunidade deseja e o que a prefeitura tem condições de fazer, Jurandir enfatizou que cabe a população dizer o que é prioridade para o seu bairro e levar esta necessidade para a administração municipal. “A presença dos delegados do OP lotando o Centro Cultural 25 de Julho mostra o quão interessados estamos para fazer com que Erechim esteja no caminho do desenvolvimento”.

 

O Legislativo como um aliado

O Poder Legislativo foi destacado por todas as autoridades. Para o presidente da Câmara de Vereadores José da Cruz o respeito pelo povo e a democracia são a base do OP.

 

Delegados do OP

Os delegados têm como função debater com a comunidade quais as obras prioritárias do núcleo pelo qual foram eleitos. Também fazem o acompanhamento da execução e elaboração dos orçamentos das obras definidas no OP e participam do Fórum dos Delegados estabelecendo o valor destinado aos núcleos, para realizar as demandas eleitas.

Os delegados e a comunidade em geral enaltecem a preocupação da administração municipal e destacam positivamente a grande ferramenta de inclusão de pessoas que se tornou o Orçamento Participativo, abrindo um canal de comunicação direto entre as comunidades e o poder público.