Prefeitura Municipal de Erechim - Diretora da SETEC do MEC visita área para o CETEC
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/690/diretora-da-setec-do-mec-visita-rea-para-o-cetec

08/06/2007

Diretora da SETEC do MEC visita área para o CETEC

Diretora da SETEC do MEC visita área para o CETEC

    A diretora de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Tecnologia - SETEC – do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, esteve visitando as instalações do Centro Administrativo II, no Bairro Três Vendas, nesta segunda-feira (8). As instalações do antigo Seminário Nossa Senhora da Salete, ocupado por três secretarias municipais, está sendo colocada à disposição pelo município, para abrigar o Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET -, destinado para Erechim dentro do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, do Governo Federal.
    Foram incluídas dez cidades do RS na Fase II do Plano de Expansão. Serão construídas três unidades em 2008, três em 2009 e quatro em 2010.
    Jaqueline foi recebida às 9 h pela Chefe de Gabinete do Prefeito, Maria Elisa Zordan Franceschi, pela Secretária Eni Scandolara e grupo de técnicos do município que estão trabalhando na finalização da proposta que será enviada ao Ministério da Educação nos próximos dias. O vereador Anacleto Zanella da bancada do Partido dos Trabalhadores, em Erechim, participou da audiência e acompanhou a comitiva que teve ainda a presença do diretor geral da Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Élcio Paim.
    
    Maria Elisa explicou a ausência do prefeito Eloi Zanella e reiterou que a intenção dele e dos demais  gestores das prefeituras da região da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai – formada por 32 municípios, assim como das entidades e instituições envolvidas na parceria é criar as condições favoráveis para receber o projeto já em 2008. Um esforço concentrado está sendo feito para apresentar uma contrapartida capaz de incluir o “CEFET Alto Uruguai” no planejamento do Ministério da Educação para o próximo ano.
    A Chefe de Gabinete do Prefeito destacou que o Centro será de grande importância para a cidade e região, e um marco na vida pública do prefeito Eloi Zanella,l pelo trabalho que vem fazendo pela Educação em Erechim. Ela apresentou números do Proeti – Programa de Educação em Tempo Integral -, onde mais de três mil alunos estão incluídos através de diversas práticas, juntamente com os pais.
    Em condições
    Na avaliação de Jaqueline Moll o prédio do Centro Administrativo II está em condições de ser aproveitado. Ela gostou das instalações, mas deixou claro que a sua visita não tinha o caráter de uma inspeção. Isso será feito na hora exata por um grupo de técnicos a ser organizado pelo Ministério da Educação, tão logo sejam apresentadas as propostas dos 150 municípios incluídos na Fase II, do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica. Ela acredita que Erechim está em condições de se inscrever  para ter o Centro já no próximo ano. Mas é importante trabalhar todos os indicadores de pontuação sugeridos para aprovação, sugeriu.
   
Ensino Técnico
     A diretora  da SETEC adiantou que o Governo Federal vai investir 211 bilhões de reais nos próximos três anos, num plano educacional que vai da Educação Infantil a o Ensino Superior. No Ensino Técnico a projeção é de fechar o ano de 2010 com 354 centros profissionalizantes. O programa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confiou ao MEC nesta área vai transformar a realidade brasileira. Os centros serão implantados nas cidades pólos regionais, com capacidade para atender até 1.200 alunos. Esta é a determinação. “E despido de interesses partidários”, assegurou. O objetivo é dar oportunidade aos jovens para a profissionalização já no Ensino Médio. “O Brasil tem 9.5 milhões de vagas no Ensino Superior contra 753 mil no Ensino Técnico”, disse.
     Jaqueline Moll adiantou que o CETEC que virá para Erechim dará formação integral politécnica, preparando para a formação Superior. Ele não vai preparar pessoas paras as empresas unicamente, mas também para outras profissões, mesmo para quem vai trabalhar como autônomo. Para isso, o quadro de recursos humanos será formado por mestre e doutores. “Será um ensino para fazer o estudante se transformar em sujeito das transformações do meio onde vive; capaz de compreender o mundo de se inserir no mundo”. 
 
Identidade
    Jaqueline Moll, nasceu em Jacutinga, os pais mudaram para Campinas do Sul e depois se transferiram para Erechim quando ela tinha 1 ano de idade. O prefeito Eloi Zanella e as demais lideranças do movimento pela escola técnica a consideram uma embaixadora dos interesses da região no Ministério da Educação. No decorrer da semana ela foi homenageada pela direção e alunos da Escola Agrotécnica de Sertão pela defesa dos interesses da escola no MEC. Educadora, com um enorme currículo em trabalhos de formação de base, Jaqueline diz não acreditar em Educação sem a participação da família.