Prefeitura Municipal de Erechim - Semana do Meio Ambiente 2007 - Prefeito alerta sobre o mau exemplo dos adultos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/674/semana-do-meio-ambiente-2007---prefeito-alerta-sobre-o-mau-exemplo-dos-adultos

05/06/2007

Semana do Meio Ambiente 2007 - Prefeito alerta sobre o mau exemplo dos adultos

Semana do Meio Ambiente 2007 - Prefeito alerta sobre o mau exemplo dos adultos

Semana do Meio Ambiente 2007 - Prefeito alerta sobre o mau exemplo dos adultos
    A abertura da Semana do Meio Ambiente de Erechim foi marcada pelo alerta do prefeito Eloi Zanella a respeito das práticas comuns dos adultos nas questões ambientais. Falando para cerca de 400 crianças reunidas no Centro Cultural 25 de Julho, ele alertou que o mau exemplo repercute mais do que as informações sobre cuidados ambientais passadas para as crianças nas escolas.
    O prefeito citou como exemplo o que acontece nos finais de semana ao longo das avenidas Maurício Cardoso e Sete de Setembro ,e nas praças do eixo monumental da cidade, quando uma quantidade enorme de lixo é jogado na rua. “Para completar tem aqueles que depositam lixo no interior do Parque Longines Malinowski, os que jogam  de dentro do veículo na rua, e ainda quem coloca lixo no terreno baldio do vizinho ou nas estradas que dão acesso ao interior do município” acrescentou.  
    Na avaliação dele, é uma contradição falar para as crianças em dádiva de Deus quando se trata de ar puro, matas virgens, fontes de água potável, quando na prática o ar está poluído, as florestas sendo derrubadas e á agua contaminada pelos dejetos que os adultos despejam diariamente na natureza.
    Fazendo uma provocação à população urbana, o prefeito questionou o por quê de anda não ter dado certo a coleta seletiva em Erechim, sendo necessária a criação de uma lei específica. Ele também aproveitou para incluir a atividade dos carrinheiros no centro da cidade sendo abastecido por material liberado nos estabelecimentos comerciais. “Somos cobrados sobre esse assunto, mas quem abastece os carrinheiros? Afinal, será que todos sabem o que é lixo orgânico e lixo reciclável?”
    A sugestão do prefeito é que seja encaminhada uma nova orientação sobre a Semana do Meio Ambiente. As atividades devem se prolongar ao longo do ano e que no Dia Mundial do Meio Ambiente seja tratado como uma data de comemoração das conquistas e não de reflexão sobre o que fazer para melhor a situação do meio em que vivemos.
    “Temos uma grande caminhada que é muito mais do que ensinar a reciclar. É ensinar a viver em comunidade e ter a responsabilidade nossa de cidadania. O respeito a tudo aquilo que nos cerca para que a gente possa respeitando o espaço físico ter o nosso espaço respeitado. Os adultos são responsáveis pelo futuro das crianças num ambiente sadio e de respeito aos direitos dos outros para ver o que é seu direito respeitado”, resumiu.