Prefeitura Municipal de Erechim - Restauro do Castelinho: edital para licitação de empresa deve ser lançado nos próximos dias
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6640/restauro-do-castelinho-edital-para-licitao-de-empresa-deve-ser-lanado-nos-prximos-dias

20/03/2013

Restauro do Castelinho: edital para licitação de empresa deve ser lançado nos próximos dias

Restauro do Castelinho: edital para licitação de empresa deve ser lançado nos próximos dias

Restauro do Castelinho: edital para licitação de empresa deve ser lançado nos próximos dias

Primeira etapa da obra compreende reforma da estrutura, vigas e telhado do prédio histórico.

 

Um dos principais símbolos de Erechim, o Castelinho, deverá ser completamente restaurado. Obedecendo projeto técnico contratado pelo Governo Municipal em 2012, no qual estão previstas soluções para todos os danos estruturais do prédio inaugurado em 1916, a Prefeitura de Erechim deverá lançar dentro dos próximos dias o edital licitatório para contratação da empresa que executará a primeira etapa da obra, na qual estão previstas as reformas do telhado, da estrutura e das vigas de sustentação do prédio histórico.

 

A empresa responsável pelas obras deverá ser conhecida em até 90 dias, a partir do processo licitatório que deve ser lançado no transcorrer do mês de abril. Para a primeira etapa dos trabalhos, o Governo Municipal irá investir cerca de R$ 360 mil. O início da reforma deve ocorrer em até 30 dias após a confirmação da empresa. O prazo para a execução desta primeira etapa, segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, é de 6 meses. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – COMPHAC – e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE.

 

O prefeito Paulo Polis ressalta que o Governo Municipal, preocupado com a preservação do patrimônio histórico da cidade, contratou o projeto de restauro do Castelinho procurando obedecer todas as exigências legais para o restauro do prédio, único de Erechim tombado oficialmente pelo Governo Estadual. “Esta é uma obra de alto grau de dificuldade, por isso precisamos obedecer a todas as etapas legais previstas pela legislação. Contratamos uma empresa especializada em realização de estudos técnicos para obras deste porte e, nesta nova etapa, também deverá ser contratada uma empresa capacitada para a execução de um projeto como este. É uma obra que deve ser realizada com atenção e responsabilidade, pois trata-se de um patrimônio público que é também um legado histórico de nossa cidade”, afirma o prefeito.

 

Saiba mais sobre o Castelinho

 

O prédio em madeira foi construído entre 1912 e 1915, e serviu para abrigar a Comissão de Terras do Estado do Rio Grande do Sul, órgão que projetou e demarcou as ruas, avenidas, lotes urbanos e rurais de Erechim. É um símbolo vivo da colonização, que traduz o esforço, o trabalho e o progresso dos colonizadores. É o prédio em madeira mais antigo da cidade.


A obra foi contratada pelo Sr. Guilherme Franzmann e construído pelo Sr. Germano Müssig, entre 1912 e 1915, e inaugurado em 20 de abril de 1916. A madeira veio do município de Getúlio Vargas, e as pedras, que formam os alicerces, vieram das cabeceiras do Rio Dourado. Foram transportadas pelo Sr. Olinto Zambonatto. O prédio do Castelinho ocupa uma área equivalente a 603,91 m².


O Castelinho está tombado como Patrimônio Histórico pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1988 passou para o domínio do município de Erechim. Atualmente, o prédio abriga o Centro de Apoio ao Turista, o Memorial da Comissão de Terras e a Ouvidoria Municipal.