Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim é exemplo positivo de combate à Dengue
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6586/erechim--exemplo-positivo-de-combate--dengue

01/03/2013

Erechim é exemplo positivo de combate à Dengue

Erechim é exemplo positivo de combate à Dengue

Nenhum caso de suspeita da doença foi constatado no município neste verão. Apenas dois focos do mosquito foram encontrados e rapidamente combatidos. Mas ainda é precisa ficar alerta.

 

Enquanto cidades do Estado se preocupam em minimizar o número de focos do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti, a comunidade de Erechim pode passar o verão sem grandes preocupações com o assunto. Em toda cidade, segundo levantamento da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal, apenas dois focos do mosquito foram encontrados, sendo combatidos rapidamente pelos agentes. Nenhum caso de suspeita da doença foi apontado.

 

O chefe da Vigilância Ambiental do município, Edison Alves da Rocha, salienta que este resultado é fruto de um trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos em Erechim, e que tem se mostrado bastante efetivo, servindo de exemplo positivo para outras cidades. Ele explica que, atualmente, 20 agentes de combate à dengue realizam inspeções diárias em residências de todos os bairros da cidade. Já foram realizadas 13 mil inspeções, nas quais buscam focos do mosquito e possíveis infectados.

 

A equipe de combate à Dengue deve seguir trabalhando intensamente. Segundo o prefeito Paulo Polis, além deste trabalho efetivo, a conscientização da população também é essencial para atingir resultados positivos no combate ao Aedes Aegypti. ?Fizemos um alerta para a população e nosso pedido foi correspondido. O mosquito da dengue só se instala na cidade se criarmos condições para que isso aconteça. Com cada cidadão fazendo a sua parte, evitando de deixar a céu aberto qualquer resíduo que possa acumular água, a cidade pode se ver livre deste mal?, afirma o prefeito.

 

O que é Dengue?


A Dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

A dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

 

Como prevenir?

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.