Prefeitura Municipal de Erechim - Banda Marcial dos Fuzileiros Navais abrirá atividades do aniversário de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6566/banda-marcial-dos-fuzileiros-navais-abrir-atividades-do-aniversrio-de-erechim

21/02/2013

Banda Marcial dos Fuzileiros Navais abrirá atividades do aniversário de Erechim

Banda Marcial dos Fuzileiros Navais abrirá atividades do aniversário de Erechim

Banda Marcial dos Fuzileiros Navais abrirá atividades do aniversário de Erechim
Banda Marcial dos Fuzileiros Navais abrirá atividades do aniversário de Erechim

 

Vice-prefeita municipal, Ana Oliveira, recebeu visita do Comandante André Luiz, que trouxe informações sobre a banda e suas atividades, dentre elas o show que apresentarão em Erechim no dia 5 de abril.

 

A vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, recebeu na tarde de quarta-feira (20) a visita do Comandante André Luiz, da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, para debaterem sobre a participação do grupo nas comemorações dos 95 anos da cidade de Erechim, celebrados em 30 de abril.


A banda irá se apresentar no dia 5 de abril, na abertura das atividades alusivas ao aniversário da cidade. “Será um orgulho para nossa cidade receber um grupo tão nobre como este, que possui um vasto currículo de apresentações nacionais e internacionais que promovem o nome, a cultura e a tradição do nosso país”, disse Ana durante o encontro.

 

O Comandante André Luiz ressalta que a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais mantém a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, os militares realizam suas evoluções com precisão e simetria suas criativas evoluções. Em sua composição encontram-se: mor, auxiliar do mor, schellenbaum, baliza, bombos, caixas de guerra, taróis, surdos, quadriton, pratos, liras, gaitas, flautins, trompetes e trombonitos.

 

Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) entre seus instrumentos musicais, presente da Rainha da Inglaterra ao USS Saint Louis, navio este pertencente à Marinha Americana. Em 1951, quando esse navio foi incorporado à Marinha Brasileira, com o nome de Cruzador "Tamandaré", sua tripulação presenteou a Banda Marcial com 16 gaitas escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a bandeira brasileira.

 

A banda vem divulgando a Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais pelo mundo. Destacam-se, entre as apresentações realizadas no exterior, a coroação da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, as comemorações cabralinas em Portugal, a abertura do desfile de 14 de julho de 2005 em Paris, o "Ano do Brasil na França", o 39º Festival Intercéltico de Lorient – França, conhecida como a maior concentração mundial das culturas celtas, em 2009, e o período 05 a 27 de agosto de 2011, quando representou o país no Edinburgh Military TATOO – Reino Unido com apresentações diárias.

 

No Brasil, tiveram participação em vários eventos como as comemorações de Natal da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, reinauguração do Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas, festejos dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil, na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, na abertura do encontro internacional “Grande Veleiro Rio 2010 – Velas Sudamérica”, na comemoração dos 25 anos do programa “Criança Esperança”, na Cerimônia de Abertura dos 5º Jogos Mundiais Militares no Estádio Olímpico João Havelange em 2011, e, principalmente, em turnês por todas as regiões do país.

 

A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais tem seu aquartelamento estabelecido na histórica Fortaleza de São José, construída em 1736, na Ilha das Cobras.