Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura e Aquarela Pró-Autista promovem troca de experiências pedagógicas
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https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6417/prefeitura-e-aquarela-pr-autista-promovem-troca-de-experincias-pedaggicas

30/10/2012

Prefeitura e Aquarela Pró-Autista promovem troca de experiências pedagógicas

Prefeitura e Aquarela Pró-Autista promovem troca de experiências pedagógicas

Prefeitura e Aquarela Pró-Autista promovem troca de experiências pedagógicas
Prefeitura e Aquarela Pró-Autista promovem troca de experiências pedagógicas

 

Curso foi oferecido aos educadores, e contou com a participação de palestrante com atuação na Europa

 

            O Governo Municipal através da secretaria de Educação em parceria com a Associação Aquarela Pró-Autista, promoveu no último fim de semana (26,27 e 28-10) nas dependências da Escola São José, um curso de Espectro Autismo a educadores, com a intenção de aprimorar ainda mais as técnicas pedagógicas de inclusão.

 

            Na ocasião a secretária municipal de Educação Elaine Rocha, destacou o papel fundamental de se trabalhar de forma conjunta em prol da inclusão, segundo ela “o município encontra-se numa situação de reconhecimento dos trabalhos de inclusão elaborados em nossa Rede Municipal de Ensino, o aprimoramento e a partilha de experiências pedagógicas beneficia diretamente as ações educacionais que tanto defendemos e investimos, parcerias como esta com a Associação Aquarela Pró-Autista serão sempre incentivadas e apoiadas pelo Governo”, destacou.

 

            A palestrante professora Vera Oliveira Juhlin, ministra cursos na área da Educação Especial na Suécia , Portugal e em várias regiões do Brasil. Através de diversas técnicas a professora Vera destacou a importância da comunicação no processo de aprendizagem, no caso das crianças autistas que na maioria das vezes não se comunicam através da fala, a professora enfatizou a metodologia (PECS) necessária para a comunicação entre crianças, educadores e pais possibilitando a criança expressar seus sentimentos e necessidades, podendo se alfabetizar e inclusive falar.

 

           A aquisição da leitura e da escrita é um direito fundamental de todo o ser humano independente de qual seja sua condição. Além da comunicação usando o jogo simbólico, foi trabalhado também o desenvolvimento do corpo (RELATION PLAY), através do contato com o outro e da percepção do próprio corpo nos tornamos mais humanos e nos desenvolvemos com pessoa.

 

            Outro aspecto importante abordado nos encontros, foi a rabiscação para o processo de alfabetização, uma vez que é nas tentativas da escrita que se aprende a representar a leitura de mundo que a criança faz. Eis então o fato da valorização dos rabiscos realizados pela criança, uma vez que caracterizam a comunicação de suas ideias e desejos tornando-a mais segura e tranquila por exercer a função social da escrita e da escola.

 

            A professora trouxe ainda, subsídios para a qualificação dos profissionais da educação e pais de crianças autistas, buscando uma melhor contribuição no desenvolvimento das crianças. “As aprendizagens desenvolvidas no curso, mesmo que direcionadas às crianças autistas, podem ser trabalhadas com todas as crianças e adultos na escola”, destacou Vera Oliveira Juhlin. Dezenas de professores não apenas da rede municipal de ensino participaram do evento, mas também da rede estadual e de escolas particulares.