Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim vai adotar Rede Cegonha nos serviços de saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6262/erechim-vai-adotar-rede-cegonha-nos-servios-de-sade

15/05/2012

Erechim vai adotar Rede Cegonha nos serviços de saúde

Erechim vai adotar Rede Cegonha nos serviços de saúde

Erechim vai adotar Rede Cegonha nos serviços de saúde

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde do município, trouxe o responsável pela Rede Cegonha e coordenador da Unidade Neonatal do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre, Paulo Sérgio da Silva Mario, para uma palestra sobre assuntos relacionados à adesão da Rede Cegonha pelo município de Erechim. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, com coordenação do setor materno infantil e da 11ª CRS.

 

Na oportunidade, estiveram presentes o secretário municipal de saúde, Plínio Costa Jr, além de médicos da estratégia de saúde da família, direção da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, ginecologistas, pediatras, enfermeiras das UBSs, enfermeiras da FHST, representantes do Hospital de Caridade de Erechim e representantes do Conselho de Saúde do município, membros de várias entidades que compõem a rede de saúde erechinense.

 

O neonatologista Paulo Sérgio da Silva Mario trouxe a Erechim diversas informações sobre a Rede Cegonha, reforçando que ela tem como principal objetivo uma mudança no modelo de atenção à gestante e ao parto, do nascimento e à saúde da criança, bem como a formação de uma rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade para as gestantes, ajudando também na redução da mortalidade materna e neonatal.

 

Segundo a secretaria de Saúde de Erechim, o município já vem desenvolvendo em conjunto com o comitê de mortalidade infantil várias ações para redução da Mortalidade Infantil, como a criação do protocolo de atendimento à gestante; a capacitação da rede para o protocolo de atendimento a gestante; a criação da nova cartilha de gestante e capacitação para uso; a criação de selos de identificação à gestante de risco; entre outras.

 

Também foram instituídos novos exames para a prevenção do trabalho de parto prematuro, como o EQU 27ª, a pesquisa de Gardnerella, a pesquisa de Estrepto B )que uma vez detectada é tratada a gestante durante o trabalho de parto para evitar a passagem do Strepto para o bebe evitando infecções que podem levar a morte do bebê), além de todos os outros exames já preconizados pelo Ministério da Saúde, como Hemograma, VDRL, Urocultura, exame de toxoplasmose, hepatite, HIV, exame preventivo do colo do útero, de grupo sanguíneo e teste de glicose.

 

Com a adesão da Rede Cegonha, explica a Secretaria de Saúde, Erechim deverá complementar este trabalho e se tornar um município que trabalha com a criação de fluxo de atendimento a gestante através de toda sua equipe de saúde. Para isto, deverão ser realizadas reuniões estratégicas entre toda a rede, buscando identificar os problemas e encontrar soluções pontuais, trabalhando com plano de ação, capacitação e articulação.