Prefeitura Municipal de Erechim - Bullying é tema de palestra para estudantes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6162/bullying--tema-de-palestra-para-estudantes

04/04/2012

Bullying é tema de palestra para estudantes

Bullying é tema de palestra para estudantes

 

Debate organizado pela Prefeitura reuniu centenas de alunos no Centro Cultural 25 de Julho

 

           Aconteceu na última quarta-feira (4-04) no Centro Cultural 25 de Julho, um grande debate sobre um tema que está cada vez mais presentes nas escolas e nas relações sociais por todo o país. A questão do bullying nas escolas foi abordado por especialistas, educadores e estudantes numa apresentação de alto nível.

 

           Organizado pela secretaria municipal de Cultura, Esporte e Turismo, através da Biblioteca Municipal Gladstone Osório Mársico as palestrantes professoras Marilene Rigo e Márcia Detoni trataram sobre a origem, causas, consequências, tipos de bullying e a questão psicológica que envolve vítima e agressor, bem como o bullying dentro do contexto escolar. Já o palestrante advogado Ricardo Zambonatto Detoni, falou sobre as questões jurídicas que envolvem o tema e suas consequências.

 

           Em questão foram discutidas e ressalvadas as diferenças, o meio social e o convívio plural dos estudantes dentro da escola. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo Edgar Paulo Marmentini, abriu os trabalhos da manhã dando boas vindas aos estudantes e professores, destacando a importância do tema em questão, “hoje temos nessa manhã o privilégio de conhecermos um pouco mais desse grande problema que assola muitas escolas, espero que tenham um bom proveito sobre o assunto, uma vez que contamos com conhecedores e especialistas que transmitirão conhecimento a todos, desejo uma boa manhã e que tenham bom proveito”, destacou.

 

           Bullying é um termo da língua inglesa (bully - “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

 

           Para o sociólogo Orson Camargo, o bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência de bullying entre seus alunos ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

 

           As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inslusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

 

           Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar.