Prefeitura Municipal de Erechim - Novos Delegados do OP tomam posse em noite de festa e orgulho popular
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6150/novos-delegados-do-op-tomam-posse-em-noite-de-festa-e-orgulho-popular

30/03/2012

Novos Delegados do OP tomam posse em noite de festa e orgulho popular

Novos Delegados do OP tomam posse em noite de festa e orgulho popular

Foram empossados 213 novos delegados para o ciclo 2012-13 que participarão ativamente da concretização de demandas de seus núcleos junto a Prefeitura. Atrações culturais e muita emoção marcaram o evento

 

Definitivamente a democracia popular no governo Polis, vem escrevendo um capítulo muito importante na história de Erechim. Na noite da última quinta-feira (29) tomaram posse no Centro Cultural 25 de Julho, 213 novos delegados do Orçamento Participativo. O OP é uma ferramenta popular democrática que aproximou de vez as diversas comunidades à administração municipal por meio da participação, debate e viabilização de obras que em muitos casos eram demandas históricas.
 

Esse canal direto com o governo Municipal, permitiu que mais de 130 obras distribuídas dentre as 16 regiões da cidade, fossem entregues abrangendo os 86 núcleos constituídos. Ou seja, houve de fato, um crescimento de ações populares pontuais por toda a cidade, gerando crescimento e desenvolvimento em todos os núcleos locais.
 

Desde a sua implantação no início do governo Polis, já são mais de 16 mil participações em assembleias do Orçamento Participativo e mais de R$ 10 milhões em investimento. Tudo isso acabou servindo de ingrediente a mais para a noite de posse dos novos delegados do OP.
 

Apresentações culturais recepcionaram os novos delegados. O grupo “Ceresteiros” dos escoteiros Tupinambás e o músico Fernando Girardi animaram a todos com suas músicas. O coordenador do Orçamento Participativo Jorge Psidonik realizou a abertura da posse dos delegados, falando sobre os avanços do OP ao longo dos pouco mais de três anos de existência da democracia popular direta no município.
 

Tudo isso foi possível, graças a vontade política de um prefeito como Paulo Polis e de uma vice-prefeita como Ana Oliveira, que desde o primeiro dia de trabalho optaram por governar ao lado do povo, ouvindo suas reivindicações e sentindo suas necessidades de perto”, salientou Jorge Psidonik.
 

Um vídeo foi montado pela equipe do OP mostrando realizações e assembleias desenvolvidas ao longo desses pouco mais de três anos de Orçamento Participativo. Após foi montada a mesa de autoridades, onde o representante dos delegados do OP Jorge Biesek, falou sobre a participação popular. “Antes a população não era ouvida, no início não acreditamos muito nessa proposta do governo Polis em construir o Orçamento Participativo, porém agora sentimos em nossas comunidades a grande diferença que é participar para concretizarmos nossas demandas, agradeço em nome de todos aqui presentes ao governo Polis, por dar voz e um ânimo renovado às comunidades de Erechim”, destacou.
 

O prefeito Paulo Polis, em decorrência de alguns problemas de logística não pôde voltar a tempo de Brasília para se fazer presente à posse dos delegados, mas por meio de um vídeo gravado no aeroporto mandou sua mensagem aos novos delegados, destacando e agradecendo o empenho de cada um na construção de uma cidade plural, democrática e solidária.
 

A vice-prefeita Ana Oliveira falou aos presentes sobre a importância de se ter uma ferramenta como o OP em Erechim, e destacou a força de todos na construção de dias melhores por meio da participação. Em seguida, a vice-prefeita apresentou um vídeo que retrata justamente a força que mobilização coletiva é capaz de proporcionar, e encerrou agradecendo a todos por “aceitarem o desafio em construir um governo amplo e de oportunidades, um governo que além de gerar obras físicas traz a esperança às pessoas, me orgulho de fazer parte dessa história bonita que estamos escrevendo junto com cada um de vocês”, disse a vice-prefeita Ana Oliveira.
 

Por fim foi realizada a certificação dos 213 novos delegados do Orçamento Participativo para o ciclo de 2012-13, com a entrega dos certificados realizados pela vice-prefeita Ana Oliveira, juntamente com o coordenador do OP, Jorge Psidonik.