Prefeitura Municipal de Erechim - Arquivo Histórico recebe doação de documentos sobre a colonização da região
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5978/arquivo-histrico-recebe-doao-de-documentos-sobre-a-colonizao-da-regio

12/01/2012

Arquivo Histórico recebe doação de documentos sobre a colonização da região

Arquivo Histórico recebe doação de documentos sobre a colonização da região

Arquivo Histórico recebe doação de documentos sobre a colonização da região

 

Documentos foram doados pela família Fünfgelt. Uma gama de informações da Empresa colonizadora Luce & Rosa, contará ainda mais a história da colonização na região

 

           O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, recebeu nesta terça-feira (10) a doação de uma grande quantidade de documentos históricos, referentes ao período de colonização do município. O material foi repassado por Carla Fünfgelt, filha de Carlos Fünfgelt falecido no início de 2012. O acervo estava localizado nos arquivos pessoais da família.

 

           O material foi recebido pela secretária adjunta de Cultura, Esporte e Turismo, Clarisse Maronesi, e pelo coordenador do Arquivo Histórico, Rodrigo Alves Pereira. As informações contidas nos documentos dizem respeito, entre outras coisas, às atividades da colonizadora Luce & Rosa, que dividia com o Estado a colonização da região Alto Uruguai, bem como históricos referetes ao período de colonização do município e região.

 

           Segundo o coordenador do Arquivo Histórico, “estes são documentos extremamente importantes para nosso Arquivo, pois pertenciam a uma das empresas que lideraram o processo de colonização de Erechim e do Alto Uruguai. São arquivos que servirão para pesquisas sociais e históricas sobre nosso município”.

 

           A secretária adjunta de Cultura, Esporte e Turismo, Clarisse Maronesi, agradece à família pela doação. “Fünfgelt fez parte da história de Erechim, e esta documentação estará agora em mãos de profissionais para ser preservada junto dos demais documentos existentes no Arquivo Histórico, onde a trajetória de nossa cidade pode ser visualizada por toda a população”, disse ela.