Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim participa da maior feira mundial de sustentabilidade na construção civil
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5837/erechim-participa-da-maior-feira-mundial-de-sustentabilidade-na-construo-civil

22/11/2011

Erechim participa da maior feira mundial de sustentabilidade na construção civil

Erechim participa da maior feira mundial de sustentabilidade na construção civil

Erechim participa da maior feira mundial de sustentabilidade na construção civil

 

Uma comitiva erechinense participou da maior feira mundial de sustentabilidade na construção civil, a BATIMAT 2011, que ocorreu em Paris dos dia 7 a 12 de novembro. A feira foi uma oportunidade de encontrar novas ideias e produtos sustentáveis. Dos 813 novos produtos expostos, uma grande parte estava ligada a questões de eficiência de energia.

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Metal Mecânica do Alto Uruguai, proporcionou a este grupo de empresários a busca de novos conhecimentos e tecnologias, para serem aplicadas por suas empresas no contexto da construção civil de Erechim e do Brasil.

 

Segundo o Diretor de Desenvolvimento das Relações Institucionais e Socioeconômicas, Reinaldo Sartore, dois pontos merecem ser destacados. “Primeiro, a organização da feira, que incorporou o conceito de sustentabilidade ao treinamento dos trabalhadores da construção civil e criaram o eco trabalhador. E o segundo ponto, a solução que muitos expositores mostraram, foi a construção de jardins nos telhados das casas, como eficientes diminuidores do consumo de energia. É uma feira que vale muito a pena ser vista novamente na próxima edição. A BATIMAT é o lugar onde surgem as soluções técnicas que caracterizam a construção sustentável e projetos de renovação ambiental”.

 

A edição do ano passado da BATIMAT acolheu 2382 expositores (dos quais 44% eram estrangeiros, vindos de 55 países) e 380.168 visitantes (16% de estrangeiros, vindos de 171 países). Este ano, de acordo com dados oficiais da feira, praticamente metade dos expositores são estrangeiros, bem como 16% dos visitantes, vindos de mais de 130 países. Sete setores estão presentes na BATIMAT Paris 2011: trabalho estrutural, carpintaria, máquinas e equipamentos, veículos e equipamentos, instalações, serviços e TI.

 

A abertura para o comércio internacional é bem-vista pelos franceses, que enxergam no Brasil grandes oportunidades, por conta da enorme necessidade que temos por habitação de qualidade e infraestrutura.

 

Como convidado de honra da mostra, o Brasil levou a feira projetos de construção relacionados à Copa de 2014, aos Jogos Olímpicos de 2016 e também com foco na construção inteligente. Um painel que teve auditório lotado de franceses foi o do programa "Minha Casa, Minha Vida", explanado pela Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães. Nesta apresentação, chamou muito a atenção o número de 4,5 milhões de casas construídas nos últimos oito anos no Brasil, contra 1,4 milhão entre 1996 e 2002. Outro painel de destaque foi o de Sérgio Watanabe, presidente do Sinduscon que, entre outros dados, apresentou um crescimento do emprego de 1,5 milhão em 2001, para 3,2 milhões em 2011, o que traz hoje uma taxa de desemprego no setor de 2,3%, o que, num cenário de crise europeia, é muito bem-visto. A edição de 2011 do evento foi focada nas questões da eficiência energética e acessibilidade.