Prefeitura Municipal de Erechim - "Prata da Casa" - Prefeito presta contas e fala da Agenda 2018 na ACCIE
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/582/prata-da-casa---prefeito-presta-contas-e-fala-da-agenda-2018-na-accie

07/05/2007

"Prata da Casa" - Prefeito presta contas e fala da Agenda 2018 na ACCIE

"Prata da Casa" - Prefeito presta contas e fala da Agenda 2018 na ACCIE

“Prata da Casa” -  Programa da Associação Comercial Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE – criado com o objetivo de abrir espaço para os temas que estarão na pauta do futuro de Erechim e região, teve o prefeito Eloi Zanella como primeiro painelista. A reunião-almoço realizada hoje (7), no Pólo de Cultura, teve cerca de 170 inscrições. Tema: “Como tornar Erechim a cidade com melhor qualidade de vida em 2018”. O presidente da ACCIE, Jaci José Delazeri explicou que a presença de associados da entidade esteve dentro da espectativa. O número de inscritos mostrou que o empresariado local está atento às boas iniciativas, disse. Até o final do ano serão mais 8 palestras.

Palestra
O prefeito Eloi Zanella começou fazendo um balanço da situação encontrada em, 2001, quando assumiu a prefeitura, e o que desenvolveu até hoje; equilíbrio financeiro, educação em tempo integral, construção de novas escolas, novas unidades básicas de saúde, recuperação da malha viária, aumento significativo nos serviços de saúde, construção de moradia, recuperação do interior do município, tratamento adequado ao lixo doméstico dentro das normas ambientais, reequipamento do parque de máquinas rodoviárias, frota de veículos, transporte coletivo com ônibus novos, segurança das pessoas nas ruas através da substituição da iluminação pública e de programa de segurança e no trânsito capaz de garantir espaço para as mais diferenciadas mobilidades urbanas.

Base
Dentro da estrutura de gestão do programa de governo implantado a partir de 2001, projetos como o Programa de Educação em Tempo Integral – Proeti – que já tem 3.965 alunos das escolas municipais inscritos nos 29 projetos desenvolvidos com 22 parcerias, em três dias da semana, fazem parte do plano estratégico das ações públicas, com o foco em 2018, ano que o município completará cem anos de emancipação. Preparar as crianças e os jovens para o papel que desempenharão na maioridade é considerada pelo prefeito como primordial para se alcançar o objetivo de ser o município número um do RS em desenvolvimento com qualidade de vida. Nesse mesmo ítem está incluído o programa Nana Nenen que atende a criança ainda na barriga da mãe até três anos de idade. O programa também está contribuindo para a maternidade consciente, estabelecendo bases reais para o planejamento familiar.
A profissionalização dos trabalhadores, através dos cursos ministrados pelo Senai e Senac também está em andamento e os indicadores apontam para mais 72% de inclusão no mercado de trabalho dos 1.975 alunos certificados. Este setor reforça a mão-de-obra existente, mas sem qualificação, e fortalece a força do trabalho que impulsiona os setores produtivos da cidade. O anúncio do governo federal da inclusão de Erechim no programa de implantação do Centro Federal de Educação Tecnológica, habilitado para graduar e pós-graduar em várias atividades profissionais.
Prefeito chamou atenção para o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município. Ele entende que a participação de todos é muito importante; praticamente decisiva para se encontrar um novo foco de desenvolvimento do município. No que diz respeito a gestão daquilo que é público e de responsabilidade do município, o projeto vem sendo tocado há no mínimo cinco anos. Todas as ações propostas e os projetos implantados são orientados para os próximos dez anos, garante.
Um exemplo disso é o crescimento da qualidade dos serviços públicos. De acordo com o prefeito isso tem muito de relação com o inclusão de Erechim no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Erechim foi o primeiro município gaúcho a ser distinguido  com a Medalha de Bronze, em 2006.
A “Agenda 2018”, como é tratado o plano estratégico, lançado recentemente, tem como meta organizar as ações colocando no mesmo rumo e no mesmo nível as atividades públicas e privadas. O alvo é a data que assinala o centenário de criação do município, mas as ações estão em pleno andamento, garante.

Isolamento   
Com esse conjunto de ações a partir do planejamento; do plano de metas sendo executado de acordo com o fluxo de caixa, do aprimoramento constante e da profissionalização do serviços públicos, o prefeito Eloi Zanella acredita que está colocando o município um passo à frente dos demais. Ele confia que este é um novo momento, capaz de suplantar outros na história do município. Momento capaz de fazer Erechim e região saírem do isolamento que vivem, mais pela falta de apoio dos governos estadual e federal, do que pela falta de iniciativa do empresariado e classe trabalhadora de Erechim. O gráfico apresentado na paletras mostra que a participação do município e região tem crescido, mas está longe do que os indicadores que estão sendo buscados há no mínimo cinco anos.