Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim registra saldo positivo de seis novos empregos por dia
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5786/erechim-registra-saldo-positivo-de-seis-novos-empregos-por-dia

03/11/2011

Erechim registra saldo positivo de seis novos empregos por dia

Erechim registra saldo positivo de seis novos empregos por dia

 

Nos últimos 33 meses, Município apresentou saldo de 6.182 empregos formais, o equivalente a uma nova vaga de trabalho criada a cada 4 horas. Segundo o Prefeito Paulo Polis, capacidade de trabalho da comunidade, visão estratégica das lideranças, ações do governo municipal - como a qualificação profissional, e um cenário onde o Brasil mantém a economia em crescimento são alguns dos elementos que colocam Erechim como destaque no cenário estadual e nacional

 

            Prédios e casas em construção em várias áreas da cidade. Consolidação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Duplicação da capacidade de atendimento na Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Perspectiva de criação de dois novos Distritos Industriais para 2012. Aporte diário de recursos federais para execução de demandas de interesse público. Construção de uma solução definitiva visando o abastecimento de água para as próximas décadas. Enfim, basta andar por Erechim para perceber que o Município avança a passos largos e num ritmo econômico forte, oferecendo mais igualdade e oportunidade a todos.

            A sensação de desenvolvimento se transforma em certeza quando, por exemplo, se conferem os recentes dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho. Segundo o órgão, Erechim gerou nos últimos 33 meses um saldo positivo de 6.182 empregos formais (total de admissões menos o número de desligamentos/dispensas). Em média, seis novos postos de trabalho são criados por dia no Município – o equivalente a uma colocação a cada 4 horas. Considerando-se apenas os dias úteis, o saldo sobe para 9,3 novas vagas/dia, o que classifica Erechim entre os destaques na geração de emprego e renda entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Brasil, ao longo de 2011, já foram criados 2 milhões de novos postos de trabalho.

 

10ª maior empregadora do RS

            Em 2011, com dados atualizados pelo CAGED até o mês de setembro, a cidade é a 10ª maior empregadora do Rio Grande do Sul, com saldo positivo de 2.305 novos postos de trabalho criados. Ano passado, o município fechou o ranking gaúcho na 12ª posição, ficando entre as ‘30 mais’ dos três estados do Sul, com 2.901 vagas de saldo no período.

 

Para Polis, cenário positivo se deve a uma junção de fatores

             O Prefeito Paulo Polis analisa os números com tranqüilidade, e reconhece a força de trabalho do erechinense como peça chave para explicar o cenário favorável. Segundo ele, porém, uma série de outros aspectos também é determinante, como o arrojo empreendedor das lideranças locais, os projetos de parceria e qualificação oferecidos pelo poder público e a solidez demonstrada pela economia brasileira, mesmo em meio à crise global.

              Para Polis, é função do governante estimular e facilitar o desenvolvimento da área econômica. Nesta linha, o prefeito cita, além da capacitação de mais de 2 mil jovens nos projetos de qualificação em parceria com Senai, Sebrae e Senac, a abertura de um escritório da Junta Comercial no município e as freqüentes rodadas de discussões e aproximações com o setor produtivo. “Ver Erechim entre as 10 principais cidades geradoras de emprego do RS no ano de 2011 nos motiva a seguirmos acelerando em nosso processo de desenvolvimento, com abertura e diálogo constantes.

             Estamos engatando uma 4ª marcha sustentada em princípios e bases fortes, em consonância com a linha adotada pelo executivo federal. Afinal, penso que tendo um setor econômico forte, também teremos mais condições de atendermos as demandas na área social. Quem ganha com isso é a comunidade”, observa Polis.

             O Prefeito ainda comemora a breve abertura de espaços nos dois novos distritos que estão sendo viabilizados pela administração, uma na saída para Concórdia/SC e o outro na direção de Barão de Cotegipe. “Estamos buscando a liberação das licenças ambientais para instalação das empresas, o que deve ocorrer nos próximos meses. A partir daí, providenciaremos todas as condições de infraestrutura necessárias para que as mais de 100 empresas que estão na fila de espera possam, dentro de um cronograma razoável, ampliar suas atividades ou se instalar em nossa cidade, promovendo investimentos que contribuirão para que possamos seguir nesta toada de crescimento”, completa Paulo Polis.

            Os fatores de empregabilidade contribuem para que o Governo de Erechim tenha previsto um orçamento total de R$ 152 milhões para o ano de 2012 (crescimento de 12,9% em relação a 2011). Deste valor, antecipa o prefeito, R$ 78,7 (51,8%) milhões serão investidos em áreas sociais, como Saúde, Educação, Habitação, Cidadania, Esporte, Cultura e Turismo.

 

Indústria e serviços lideram geração de vagas

              Depois de um ano de 2009 instável, o setor da indústria da transformação retomou seu papel de destaque na economia local. Apenas em 2010, o segmento gerou um saldo de 1.147 novos postos de trabalho; número que deve se repetir este ano. Até o mês de setembro, a indústria da transformação já apresenta a colocação de 869 novas vagas.

             Logo atrás, aparece o setor de serviços, que gerou entre 2009 e setembro de 2011 saldo positivo de 1.928 colocações no mercado. Em terceiro lugar surge o comércio, com 1.155 colocações nos últimos 33 meses; e em quarto lugar a construção civil – com 986 novos postos criados no período. Em 2011, porém, a construção – que apresenta saldo de 668 colocações entre janeiro e setembro – só fica atrás da indústria.