Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal assume compromisso com a qualidade de vida

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5534/governo-municipal-assume-compromisso-com-a-qualidade-de-vida

08/08/2011

Governo Municipal assume compromisso com a qualidade de vida

Governo Municipal assume compromisso com a qualidade de vida

 

Audiência Pública sobre a “Inclusão das Plantas Medicinais e Práticas Integrativas e Complementares no SUS de Erechim” lotou C.C. 25 de Julho. Secretária Estadual do Meio Ambiente elogiou o governo de oportunidades: “se todos os municípios discutissem esse tema como Erechim, teríamos avançado ainda mais”, disse Jussara Cony

 

     O frio definitivamente não foi problema para as centenas de pessoas que compareceram na noite de quinta-feira (4) no Centro Cultural 25 de Julho. A audiência pública promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com a Associação Regional de Plantas Medicinais e outros Naturais (ARPLAN), trouxe a tona questões ligadas diretamente à qualidade de vida das pessoas.

 

     Estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde, e de secretarias Estaduais, como a secretária estadual de Meio Ambiente, Jussara Cony, que discorreu sobre a necessidade de prefeituras regionalizarem o debate sobre a importância de tratar as medicinas alternativas como parte integrante do SUS.

 

     Esse porém é um debate que ocorre em diferentes esferas de governo. O Governo Federal, há muito já discute alternativas que possam inserir algumas práticas integrativas ao Sistema Único de Saúde. O Governo Estadual, começa a incentivar e a evoluir quanto às tratativas em sua pauta de ações para a ampliação do debate em todo o Rio Grande do Sul. O governo de Erechim, não poderia deixar essa “oportunidade ímpar de promover e discutir um assunto de alta relevância social, como a inclusão das plantas medicinais e práticas integrativas e complementares no SUS de Erechim, isso é qualidade de vida e por ser assim, é fundamental nossos esforços para que encaminhamentos sejam dados de forma a beneficiar toda a comunidade”, destacou o prefeito Paulo Polis em seu pronunciamento na abertura da audiência pública.

 

     Ao destacar a alta relevância do tema, Polis também salientou a disposição sempre que possível, de discutir assuntos como este com a comunidade através das audiências públicas. “Ouvir e debater junto com a população é uma de nossas marcas de governo, não governamos sozinhos, é assim através do Orçamento Participativo, foi assim em audiências públicas importantíssimas como a questão do sistema do lixo de nossa cidade e do contrato com a Corsan”, destacou o prefeito.

 

     A secretária estadual de Meio Ambiente Jussara Cony, deu uma verdadeira aula aos presentes na audiência pública, salientando o controle social como uma ferramenta importante de evolução em questões fundamentais como a saúde pública. “É preciso ousar e dar voz e vez à população, estimular o debate e objetivar uma construção conjunta, tenho certeza que se todas as prefeituras do estado fossem preocupadas e dispostas a levantar questões importantes como essa que tratamos hoje nessa audiência pública, promovida pelo governo de Erechim em parceria com entidades importantes do meio como a ARPLAN, teríamos um estado muito mais dinâmico, o prefeito Polis e seu governo, está de parabéns nessa noite”, destacou Cony.

 

     Depois de painelistas do Ministério da Saúde apontarem dados de estudos realizados no país inteiro e principalmente no Rio Grande do Sul, a população não só de Erechim mas de vários municípios do Alto Uruguai, iniciou o debate, questionamento e opiniões. Ao fim fora encaminhado um grupo de trabalho formado por representantes do governo municipal, através da secretaria municipal da Saúde, Conselho Municipal de Saúde e 11ª Coordenadoria Regional da Saúde. Um dos objetivos do grupo, é elevar ainda mais a implantação de práticas corpóreas no município, uma vez que as praças para atividades físicas estão tendo resultados satisfatórios na melhoria da qualidade de vida dos seus usuários.