Prefeitura Municipal de Erechim - Cerest realiza ciclo de palestras no interior da região
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5471/cerest-realiza-ciclo-de-palestras-no-interior-da-regio

14/07/2011

Cerest realiza ciclo de palestras no interior da região

Cerest realiza ciclo de palestras no interior da região

                  O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/AU) realizou nas últimas semanas uma série de palestras no interior da região Alto Uruguai, participando de conferências e atividades voltadas à área de segurança e saúde no trabalho.


                 No dia 6 de Julho, a equipe técnica do CEREST, através da Engenheira de Segurança do Trabalho, Andréia Guella, ministrou a palestra intitulada “Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural”, que teve como objetivo principal levar ao conhecimento dos agricultores, especialmente ligados à agricultura familiar, a importância da prevenção de acidentes com ferramentas manuais, principalmente os riscos, as causas dos acidentes e as medidas de segurança para a utilização das mesmas.


                 A fisioterapeuta Alana Cardoso abordou o tema “Prevenção de Doenças da Coluna Vertebral”, que veio de encontro às necessidades locais, visto que a principal atividade desenvolvida é a agropecuária. Foram abordadas as principais doenças da coluna, bem como as formas de prevenção das mesmas, enfatizando os pequenos cuidados que devem ser tomados no dia-a-dia. No evento estiveram presentes autoridades municipais, estudantes, profissionais de saúde e população em geral.



                 No dia 07 de julho, a enfermeira do CEREST Sandra De Ré Busatta participou da 4ª Conferencia Municipal de Saúde da cidade de Erebango, onde discorreu sobre Intoxicação por agrotóxicos. Chamando a atenção para a importância de se utilizar medidas de proteção individual durante o preparo e a aplicação destes produtos. Destacou algumas doenças como o câncer e as más formações, que podem estar relacionadas ao uso do agrotóxico. O público presente era composto por autoridades locais, profissionais da saúde, representantes da 11ª CRS e população em geral.


                 Antes destas agendas, no dia 29 de junho, a enfermeira do CEREST Sandra De Ré Busatta havia participado também da 14ª Conferencia Municipal de Saúde no município de Gaurama, discorrendo sobre Câncer de pele, que é uma das doenças de notificação compulsória relacionadas ao trabalho, que atinge principalmente os agricultores da nossa região.


                 Sandra ressaltou a importância de se adotar medidas preventivas como o uso de protetor solar, chapéu de abas largas, evitar horários de pico solar (entre 10 horas e 16 horas), usar blusas de mangas longas, calças compridas (tecidos que impedem ou bloqueiam os raios UV), evitar tabagismo, para evitar a doença. Falou também sobre a importância das equipes de saúde, especialmente do Agente comunitário de saúde que está em contato direto, dentro da residência dos trabalhadores, para difundir estas informações. O público presente era composto por autoridades locais, profissionais da saúde, representantes da 11ª CRS e população em geral.