Prefeitura Municipal de Erechim - Governo Municipal encaminha soluções para a questão do lixo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5459/governo-municipal-encaminha-solues-para-a-questo-do-lixo

08/07/2011

Governo Municipal encaminha soluções para a questão do lixo

Governo Municipal encaminha soluções para a questão do lixo

 

Contratos emergenciais, convênio com associações de recicladores e máquinas para manutenção adequada do aterro sanitário, demonstram seriedade e resolutividade por parte do governo

 

     Atitude, seriedade e trabalho em equipe são quesitos prezados pelo Governo Municipal quanto a resolução do problema do lixo em Erechim. Depois de romper com a empresa Nova Era, que detinha desde 2007 um contrato junto à prefeitura para a coleta, transporte e destinação do lixo; o governo municipal tratou de contratar uma empresa em caráter emergencial para resolver o problema que estava ocorrendo na célula do aterro sanitário e no recolhimento do lixo.

 

     Juntamente com o contrato, o prefeito Paulo Polis comandou uma verdadeira “força-tarefa” entre as secretarias de Obras Públicas e Habitação, Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Meio Ambiente. Pela secretaria de Obras Públicas e Habitação, acontece o auxílio de quatro caminhões na coleta do lixo pelas ruas da cidade, que teve início na última sexta-feira (8) juntamente com a empresa contratada em caráter emergencial Conesul(Porto Alegre-RS); um caminhão da secretaria municipal de Meio Ambiente também auxiliará na coleta de resíduos pela cidade. No aterro há a disponibilidade de uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica, que juntamente com a empresa contratada em regime emergencial L&M Terraplanagem (Gravataí-RS) auxilia na drenagem e melhoramento da célula no aterro sanitário. A secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar cede quatro caminhões para que sejam utilizados também no aterro sanitário.

 

     Não bastasse todas essas ações, o governo estará encaminhando para a Câmara de Vereadores, projeto que autoriza o convênio de associações de recicladores, para fazer a separação do lixo junto ao aterro sanitário. Em o projeto sendo aprovado, a contratação da Associação de Recicladores Natureza Divina e a Associação de Catadores de Produtos Recicláveis serão as duas associações a coordenarem o projeto junto ao aterro sanitário, gerando 20 vagas de trabalho, onde a prefeitura arcará com auxílio no transporte, alimentação e equipamentos de proteção individual para os funcionários, o vencimento será resultado do material reciclável separado e comercializado.

 

     A ideia é de que passados três meses até a normalização dos serviços, as outras quatro associações de recicladores cadastrados em Erechim, também deverão auxiliar no processo da separação do lixo, gerando renda e oportunizando uma forma mais rentável aos trabalhadores da área.

 

     Essas ações dão uma nova perspectiva quanto a questão do lixo em Erechim, que anteriormente tinha na figura de apenas uma empresa todas as questões de coleta, transporte, varreção e destinação do lixo. A ideia do governo é de que a partir de agora com essa divisão de serviços por empresas diferentes, traga resultados mais eficazes através da agilidade na cobrança de resultados, maior fiscalização na coleta, ganho social representativo por meio das parcerias com as associações de recicladores, além de uma transparência mais eficaz de todos os processos.

 

     Segundo levantamento realizado pela secretaria de Meio Ambiente, no ano de 2008 eram entregues em média 1,3 mil toneladas por mês de lixo ao aterro sanitário, diferentemente de agora onde recentemente o aterro sanitário recebe cerca de 1,7 mil toneladas de lixo por mês, prejudicando o funcionamento da célula em questão. “É evidente que com o recebimento de aproximadamente 400 toneladas a mais de lixo por mês, é natural que a célula não esteja como estava na sua inauguração”, observa Polis que acrescenta, “a população pode ficar tranquila que estamos trabalhando para sanar todos esses problemas que ocorreram após o rompimento de contrato com a empresa que detinha a responsabilidade da coleta, triagem e destinação do lixo em nossa cidade, o auxílio da população através da linha telefônica já disponibilizada, nos ajudará ainda mais nessa agilização de antigos problemas que estamos enfrentando de frente”, disse o prefeito.