Prefeitura Municipal de Erechim - Biblioteca comemora 65 anos de existência com apresentação teatral

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5434/biblioteca-comemora-65-anos-de-existncia-com-apresentao-teatral

28/06/2011

Biblioteca comemora 65 anos de existência com apresentação teatral

Biblioteca comemora 65 anos de existência com apresentação teatral

Biblioteca comemora 65 anos de existência com apresentação teatral
Biblioteca comemora 65 anos de existência com apresentação teatral

                   O Centro Cultural 25 de Julho recebeu nesta terça-feira (28) a comemoração dos 65 anos de aniversário da Biblioteca Municipal Gladstone Osório Mársico, mantida pela Prefeitura de Erechim para utilização de toda a população. O evento aconteceu às 8h, no Centro Cultural 25 de Julho, com a apresentação da peça teatral “O Chip”, do grupo Anjos da Biblioteca.


                    O grupo, formado por voluntários, é coordenado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, através da Biblioteca Municipal, e realiza contação de história de diferentes formas – como, por exemplo, o teatro. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, parabenizou o empenho e a qualidade do espetáculo, ressaltando que “atividades como esta só fortalecem a importância da Biblioteca que, nestes anos todos, teve e continua tendo para o município de Erechim”.


                     Espaço importante na formação cultural e intelectual de um povo, a Biblioteca Municipal começou sua trajetória em 1944, por meio de um grupo de intelectuais, entre eles Julio Costamilan Rosa, Américo Godoy Ilha, Olympio Zanin, Ângelo Cibela e Rúbio Brasiliano, os quais juntos aspiravam à criação de um centro que proporcionasse o acesso a leitura à comunidade. Para tanto, era necessário formar um acervo que atendesse, ao menos em partes, as necessidades da população.


                     Em 1944, o acervo começou a ser constituído através do chamado “Baile do Livro”, cujo ingresso era a doação de um livro. Em fins deste ano, o Sr. Olympio Zanin, solicitou cartas de apresentação ao prefeito da época, Dr. Jerônimo Teixeira, que as apresentou ao presidente da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, onde conseguiram a doação de uma caixa de livros, os quais foram incorporados ao acervo.


                     A oficialização como instituição jurídica e pública, ocorreu por meio da Lei Municipal 107/46, de 03/07/1946, firmada pelo prefeito Sr. Américo Godoy Ilha, que a denominou: Biblioteca Pública Humberto Campos e adquiriu uma sede própria, bem como todo o novo mobiliário.