https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5434/biblioteca-comemora-65-anos-de-existncia-com-apresentao-teatral
28/06/2011
Biblioteca comemora 65 anos de existência com apresentação teatral
Biblioteca comemora 65 anos de existência com apresentação teatral
O Centro Cultural 25 de Julho recebeu nesta terça-feira (28) a comemoração dos 65 anos de aniversário da Biblioteca Municipal Gladstone Osório Mársico, mantida pela Prefeitura de Erechim para utilização de toda a população. O evento aconteceu às 8h, no Centro Cultural 25 de Julho, com a apresentação da peça teatral “O Chip”, do grupo Anjos da Biblioteca.
O grupo, formado por voluntários, é coordenado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, através da Biblioteca Municipal, e realiza contação de história de diferentes formas – como, por exemplo, o teatro. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, parabenizou o empenho e a qualidade do espetáculo, ressaltando que “atividades como esta só fortalecem a importância da Biblioteca que, nestes anos todos, teve e continua tendo para o município de Erechim”.
Espaço importante na formação cultural e intelectual de um povo, a Biblioteca Municipal começou sua trajetória em 1944, por meio de um grupo de intelectuais, entre eles Julio Costamilan Rosa, Américo Godoy Ilha, Olympio Zanin, Ângelo Cibela e Rúbio Brasiliano, os quais juntos aspiravam à criação de um centro que proporcionasse o acesso a leitura à comunidade. Para tanto, era necessário formar um acervo que atendesse, ao menos em partes, as necessidades da população.
Em 1944, o acervo começou a ser constituído através do chamado “Baile do Livro”, cujo ingresso era a doação de um livro. Em fins deste ano, o Sr. Olympio Zanin, solicitou cartas de apresentação ao prefeito da época, Dr. Jerônimo Teixeira, que as apresentou ao presidente da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul, onde conseguiram a doação de uma caixa de livros, os quais foram incorporados ao acervo.
A oficialização como instituição jurídica e pública, ocorreu por meio da Lei Municipal 107/46, de 03/07/1946, firmada pelo prefeito Sr. Américo Godoy Ilha, que a denominou: Biblioteca Pública Humberto Campos e adquiriu uma sede própria, bem como todo o novo mobiliário.