Prefeitura Municipal de Erechim - Alta empregabilidade reflete qualificação profissional oferecida pelo município de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5410/alta-empregabilidade-reflete-qualificao-profissional-oferecida-pelo-municpio-de-erechim

17/06/2011

Alta empregabilidade reflete qualificação profissional oferecida pelo município de Erechim

Alta empregabilidade reflete qualificação profissional oferecida pelo município de Erechim

Com os cursos de qualificação realizados pelo Governo Municipal, uma grande rede de incentivo e construção de oportunidades profissionais tem preparado milhares de pessoas para emprego e transformado Erechim em uma cidade modelo no Estado.

 


                    Os jovens podem encontrar no município de Erechim o que a juventude brasileira mais sonha: estudo, qualificação profissional e emprego. É o que revelou esta semana um estudo inédito organizado pela empresa Box 1824, em parceria com o Instituto de Pesquisa Datafolha, que ouviu mais de 3 mil entrevistados em quatro capitais do País e outras cidades brasileiras. O sociólogo Gabriel Milanez, envolvido no estudo, destaca que o jovem quer sonhos possíveis, deseja estabilidade, mas quer ir além.


                    É isso que o município de Erechim oferece: a possibilidade de ir além, com boa formação profissional e qualidade de vida numa cidade que caminha para o pleno emprego e prepara seus jovens, desde a creche ao ensino superior, com excelência e com o compromisso de formar cidadãos honrados e atuantes em seu meio.


                    A leitura, feita pelo prefeito Paulo Polis, está ligada à construção de três novas escolas de educação infantil e à abertura do Instituto Federal (IFRS), no bairro Três Vendas, e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que vê seu campus definitivo, na saída para Getúlio Vargas, tomar corpo. “O município de Erechim é uma cidade ideal para construir uma vida, pois possibilita ao jovem crescer e se estabilizar aqui, incentivando-o desde sua base de estudo, passando pela qualificação e pela inserção no mercado de trabalho”, afirma.

  
                    Polis enfatiza também a força empreendedora do empresariado local, fator determinante para a manutenção e a geração de empregos, e destaca os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo governo nas áreas da indústria, comércio e serviços. “Já tivemos a satisfação de formar pelo programa Qualificar, em parceria com o SENAI, SENAC e outras instituições, mais de 1.000 pessoas desde 2009, oferecendo a este pessoal oportunidades. Não vamos parar por aí. Só em 2011 outras 594 pessoas estão realizando sua qualificação. Saber que as pessoas saem do curso empregadas é a maior satisfação que podemos ter”, afirma.

 
                   
É o caso de Marisa da Silveira Dutra, uma das alunas do curso de corte e costura promovido em 2011. A participação no curso, afirma Marisa, mudou sua vida. “Eu estava desempregada, e não sabia costurar nada. Com a realização desse e de outros dois cursos através da Prefeitura, aprendi a costurar e já estou trabalhando com isso há um mês. Está sendo muito bom para mim”, relatou Marisa.

 
                   
As oportunidades para os alunos têm surgido diariamente. Paula Daniela Marinho Collet, aluna do último curso de auxiliar administrativo, também faz parte da lista de pessoas que já conseguiram uma vaga de emprego após realizar a qualificação. Há uma semana em atividade na área em que estudou, afirma que “o curso traz um conhecimento muito vasto sobre o assunto, e muito bem explicado. É conhecimento que se leva para a vida toda, e que me deu uma base muito boa e necessária para que eu pudesse conseguir um emprego”, afirma Paula, que finaliza: “não pretendo parar de estudar, e quero realizar outros cursos da Prefeitura”.

 
                   
Através do Qualificar, em 2011, 39 cursos estão sendo oferecidos em áreas de atuação como: vendedor, auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, recepcionista, técnicas de garçom e de balconista de farmácia, informática, corte e costura industrial, montagem de confecção, modelagem industrial têxtil, solda, tornearia mecânica, eletricidade industrial, instalações elétricas prediais, entre outros.


                   Polis afirma que, para Erechim crescer cada vez mais, é essencial que as novas vagas de emprego e a qualificação profissional caminhem juntas. “A abertura de 2.884 novos postos de trabalho em Erechim em 2010 não seria possível caso não houvesse mão-de-obra qualificada para preenche-los. A qualificação é um ponto primordial para que Erechim se desenvolva econômica e socialmente”, conclui o prefeito.