Prefeitura Municipal de Erechim - Grupo Harmonia recebe palestra sobre acidentes na terceira idade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5238/grupo-harmonia-recebe-palestra-sobre-acidentes-na-terceira-idade

03/05/2011

Grupo Harmonia recebe palestra sobre acidentes na terceira idade

Grupo Harmonia recebe palestra sobre acidentes na terceira idade

Grupo Harmonia recebe palestra sobre acidentes na terceira idade

 

              O programa Bem Viver: “A vida na melhor Idade” coordenado pelo Gabinete da Primeira Dama e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo já está em seu segundo módulo e o grupo Harmonia recebeu na tarde de terça-feira (26 de abril) a palestra que apresentou como tema central os acidentes na terceira idade. Cerca de 30 idosos se reuniram no salão da paróquia Sagrado Coração de Jesus no bairro José Bonifácio e participaram ativamente com perguntas e manifestações de casos ocorridos na sua família e até com eles próprios.

 

             Os participantes puderam acompanhar que os acidentes mais ocorridos nesta fase da vida são as quedas, queimaduras, fraturas e os acidentes no trânsito. Dados reais foram apresentados pela coordenadora do programa, Cátia Krasuski Banaszeski, que de acordo com o Ministério da Saúde as quedas são uma fonte de doença e também causa de morte, onde de cada 03 idosos 01 sofre uma queda durante um ano e 30% possui quedas com consequências (fraturas no fêmur e bacia), sendo também que 10% dos idosos que sofrem quedas falecem. As causas dessas quedas em sua maioria é pela dificuldade de visão, audição, equilíbrio, perda progressiva de força nos membros, uso inadequado de medicamentos e sedentarismo. A iluminação inadequada, a presença de tapetes, falta de apoio nos corrimões e de borrachas no chão do chuveiro como camas e cadeias altas ou baixas demais também são causadores das quedas.

 

             Na terceira idade as queimaduras são sempre preocupantes devido à diminuição na capacidade de regeneração da pele, e ocorrem em sua grande maioria por causa do fogo ou dos líquidos quentes, e a demora na cicatrização pode eventualmente causar doenças concomitantes. As principais recomendações para esse tipo de acidente é a de cozinhar com roupas adequadas, fazendo uso de luvas e evitar de fumar na cama ou alcoolizado.

 

              Constatado como um dos grandes causadores de morte na 3ª idade, os acidentes de trânsito vem acontecendo com frequência por falta de cuidados que devem ser mantidos, no fato do idoso ser motorista: o uso do cinto de segurança, evitar os horários de maiores movimentos e os noturnos, dirigir de vagar e preferencialmente acompanhado. E como pedestre: caminhar de maneira alerta evitando o transporte de objetos e sacolas nas mãos e sempre atravessar a rua na faixa de segurança e olhar bem para os lados. Se for necessário pode-se pedir ajuda para outro.

 

              Nas fraturas o grupo de idosos pode conhecer o principal causador delas: a osteoporose, que é a diminuição na quantidade de massa óssea e o aumento da fragilidade do osso. Fator esse associado ao aumento da frequência nas quedas e na demora da cicatrização da fratura. Também segundo o Ministério da Saúde, normalmente a fratura é diagnosticada devido a dor local e não há um histórico de traumatismo e nos membros superiores a fratura de punho é a mais frequente enquanto que nos membros inferiores é a fratura de fêmur. Fraturas essas que em geral são acompanhadas de sangramentos e há a necessidade de internação e tratamento cirúrgico.