Prefeitura Municipal de Erechim - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil participa de Seminário Internacional em Brasília - DF
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5182/coordenadoria-municipal-de-defesa-civil-participa-de-seminrio-internacional-em-braslia---df

19/04/2011

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil participa de Seminário Internacional em Brasília - DF

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil participa de Seminário Internacional em Brasília - DF

 

              A Coordenadora de Defesa Civil do Município de Erechim, Clarice Moraes participou em Brasília- DF do I Seminário Internacional sobre Gestão Integrada de Riscos e Desastres, promovido pelo Ministério da Integração Nacional em parceira com o Banco Mundial. Ela esteve acompanhada pelos demais integrantes da Coordenadoria, Rui Dal Castel (Secretaria Agricultura), Cristiano Daniel Moreira (Secretaria do Meio Ambiente), André Provin (Secretaria de Obras) e Fabrício Macali (Secretaria de Cidadania). O objetivo do evento foi debater e trocar experiências nacionais e internacionais para um melhor gerenciamento de situações de riscos e desastres.

 

              A natureza oferece constantes situações de intempéries, onde há necessidade de atuação por parte da Coordenadoria de Defesa Civil em toda parte do Globo. Para enfrentar esses problemas, o Seminário propiciou aos integrantes das Coordenadorias, palestras com membros de Defesa Civil de vários países como: Brasil, Itália, Colômbia, México, Holanda, Noruega e Alemanha, sendo que cada integrante apresentou experiências na gestão de riscos e desastres, bem como, ações desenvolvidas de preparação e respostas nas ocorrências.

 

              Na oportunidade foi apresentado aos participantes novas perspectivas de enfrentamento junto às dificuldades, ocasionadas em situações de emergência, sendo que os integrantes de Defesa Civil de cada estado brasileiro participante mostraram aos integrantes dos demais países o que está sendo feito no Brasil em termos de boas práticas na preparação e resposta nas ocorrências de desastres. Foi relatado aos mais de 1.500 participantes experiências de desastres recentes ocorridos nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Devido a mobilização imediata da Defesa Civil nesses estados evitou-se uma tragédia maior do que a ocorrida.

 

              Foram destacados também, outros pontos, como a necessidade de levar a prevenção às escolas e a criação de um Centro de Alerta de Gestão de Riscos e Desastres, como Política de Estado, mas principalmente, oferecer condições para que as pessoas atingidas possam se recuperar, não só materialmente, mas psicológicamente, pois geralmente os danos psicológicos e sociais são maiores que os danos materiais.

 

             A Coordenadora de Defesa Civil de Erechim, Clarice Moraes, destacou a importância dessa troca de informações e experiências pois “desta forma as ações poderão ser ainda mais eficientes e eficazes e mais vidas poderão ser salvas e problemas amenizados”, disse.

 

             A Coordenadoria fará uma reunião com seus integrantes onde será definido o planejamento das ações, entre eles, o Planejamento Urbano para Prevenção de Riscos e Desastres e a implementação dos Núcleos Comunitários. Nesse encontro serão repassadas as experiências adquiridas no Seminário, formulando novas ações de prevenção de riscos e desastres para o município.