Prefeitura Municipal de Erechim - Mostra Retratos da Medicina chega ao Arquivo Histórico Municipal no dia 25 de abril
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/510/mostra-retratos-da-medicina-chega-ao-arquivo-histrico-municipal-no-dia-25-de-abril

20/04/2007

Mostra Retratos da Medicina chega ao Arquivo Histórico Municipal no dia 25 de abril

Mostra Retratos da Medicina chega ao Arquivo Histórico Municipal no dia 25 de abril

Mostra Retratos da Medicina chega ao Arquivo Histórico Municipal no dia 25 de abril
    Depois de percorrer várias cidades gaúchas, a mostra "Retratos da Medicina: a história médica do Rio Grande do Sul", vai poder ser conferida em Erechim. A exposição é iniciativa do Sindicato Médico do RS (SIMERS), através do Museu de História de Medicina do RS (MUHM), que leva ao público fotografias, livros e materiais que contam um pouco sobre a trajetória médica no Estado desde o século 18.
    A abertura da exposição será realizada no dia 25 de abril, às 20h, no Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, que fica na rua Rui Barbosa, 100. De 26 de abril a 10 de maio a mostra estará aberta a visitação, das 13h30min às 17h e das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. Tem o apoio do Banrisul, do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed/RS e Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font.
    A exposição se divide em quatro fases: a prática médica (presença dos primeiros médicos em território gaúcho), o ensino médico (relato das primeiras escolas no Brasil e no Rio Grande do Sul), a defesa da profissão e organização sindical e os personagens da história da Medicina no Rio Grande do Sul.
    Entre os objetos mais curiosos, estão um microscópio do século 19, um modelo de fórceps obstétrico de 1940 e que atrai atenção pelo tamanho, além de um laboratório portátil para exame de urina, datado da primeira metade do século 20. Também vale a pena conferir de perto as ventosas, do século 19, que eram aplicadas sobre pequenas incisões na pele e acreditavam que o método de sucção aliviava a dor e curava doenças. Outro aparelho exótico é a Máscara de Ombredanne, usada até a primeira metade do século 20 para provocar efeito anestésico e diminuir a dor de pacientes submetidos a cirurgias.