Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito homenageia astros da música regionalista
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/508/prefeito-homenageia-astros-da-msica-regionalista

19/04/2007

Prefeito homenageia astros da música regionalista

Prefeito homenageia astros da música regionalista

Prefeito homenageia astros da música regionalista
Prefeito homenageia astros da música regionalista
    O prefeito Eloi Zanella prestou homenagem aos participantes do II Encontro da Associação de Gaiteiros e Acordeonistas (AGA), entregando uma distinção para cinco destacados artistas da música gaúcha. Receberam uma lembrança do Município de Erechim: Adelar Bertussi - presidente da AGA, Edson Dutra (Os Serranos) vice-presidente da AGA; Nesio Alves Corrêa – o Gildinho (Os Monarcas) e Francisco Desidério Alves Corrêa – o Chiquito (Grupo Chiquito e Bordoneio) responsáveis pela organização do II Encontro de Erechim; e Luiz Carlos Borges (ex-presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). IO evento teve mais de 120 participantes em dois dias de música e debate sobre temas que envolve as categorias abrigadas na entidade.
    A presença de Adelar Bertussi, remanescente da dupla Irmãos Bertussi, que na formação original teve Oneide Bertussi (já falecido), com líder, foi saudada como uma grande honra para Erechim, por se tratar de uma lenda do cancioneiro gaúcho. Com quase sessenta anos de carreira musical, Adelar liderou a criação da AGA.  O advogado Edson Dutra, líder de “Os Serranos”, foi destacado como uma referência no meio musical, mas, acima de tudo, “uma pessoa de amiga de grande caráter”. Os irmãos Gildinho e Chiquito mereceram menção especial pela iniciativa de trazer para Erechim o maior encontro de gaiteiros e acordeonistas ligados a música gaúcha.
    A presença maciça de artistas, jornalistas e produtores musicais mostra que os organizadores gozam de prestígio no meio onde atuam. O prefeito disse ainda que os Monarcas e o Grupo Chiquito e Bordoneio levam o nome de Erechim aos mais longínquos lugares. “Quando nos viajamos e falamos que somos de Erechim, somos imediatamente associados a marca Monarcas.
    Quanto ao missioneiro Luiz Carlos Borges o prefeito explicou que Erechim deve muito a ele ao ex-secretário estadual da Cultura, Roque Jacobi. Foi durante a gestão de ambos na área da Cultura do governo estadual, que o Pólo de Cultura teve grande impulso. Erechim tem o Centro Cultural 25 de Julho – um dos melhores do RS pela sua técnica de construção e estrutura que oferece -, mas o espaço para cultura ficou mais amplo com a construção do Pólo. Na avaliação dele, a obra do Pólo está intimamente ligado a Roque Jacobi, desde o período em que ele era presidente do Conselho Estadual de Cultura, antes da nomeação para o cargo de secretário da Cultura. O prefeito não esqueceu das pessoas jurídicas e físicas que destinaram percentual do IR, conforme estabelece a   Lei de Incentivo à Cultura.
    Mestre
    Adelar Bertussi foi lembrado como um cidadão preocupado com  a falta de incentivo para os jovens ingressarem nas escolas de música. Na avaliação do mestre dos acordeonistas campeiros não existem escolas habilitadas para diplomação em música; falta reconhecimento dos governantes para este importante setor da cultura do RS. 
    O prefeito explicou que a homenagem ao extraordinário músico e cantou pioneiro na gravação de músicas no estilo campeiro do gaúcho serrano, trata-se do reconhecimento a uma verdadeira lenda da cultura musical rio-grandense. Adelar Bertussi, mais do que um artista consagrado é um homem preocupado com os seus colegas de atividades. Ele é também um um cidadão preocupado com o futuro da música como atrativo para crianças e jovens e, enquanto atividade profissional. A falta de estímulo e reconhecimento governamental impede que muitos jovens possam adquirir conhecimento técnico e aos profissionais, como as escolas não são reconhecidas, não podem encontrar mercado de trabalho como professores.   Zanella acrescentou que, quanto ao aspecto cultural, o Proeti (Programa de Educação em Tempo Integral), implantado em 2001, oferece aos alunos das escolas municipais oferecendo aos jovens um projeto exclusivamente para o ensino e a prática da cultura gaúcha, no canto, dança e poesia.