Prefeitura Municipal de Erechim - Professores municipais ganham computador na abertura do ano letivo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4919/professores-municipais-ganham-computador-na-abertura-do-ano-letivo

17/02/2011

Professores municipais ganham computador na abertura do ano letivo

Professores municipais ganham computador na abertura do ano letivo

 

          Os quase 500 educadores do Sistema Municipal de Ensino retomam as atividades na próxima semana, tendo como nova ferramenta de trabalho um computador, entregue pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), através do Programa Um Computador Por Educador (PROUCE). Os notebooks foram entregues aos professores nomeados de todas as Escolas Municipais, Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e Escola de Belas Artes, no ato de abertura do ano letivo, quinta-feira, 17, com o Centro Cultural 25 de Julho, completamente lotado. As máquinas foram entregues pelo prefeito Paulo Polis, vice Ana Oliveira, Secretário Municipal de Educação, Anacleto Zanella, adjunta Neide Piran e o vereador Zé da Cruz, representando o Poder Legislativo.

            A iniciativa, pioneira nos municípios do Alto Uruguai e Rio Grande do Sul, é mais um investimento do município na qualidade da educação. Foram R$ 870.000,00 para a compra de 470 computadores, com as seguintes características: processador com 2 núcleos de processamento de 32nm com velocidade de 2.13GHz, 3MB L2 cache, Memória de 4GB; Disco Rígido 320GB; Placa de vídeo: Placa Gráfica Integrada 512MB; gravador e leitor de DVD+/R ; Webcam e Microfone; Wireless; Adaptador de Corrente Alternada; Tela: LCD 14'; Maleta; Mouse Ótico USB.

            Cada professor assinou um termo de permissão de uso, que lhe dá o direito de levar o computador para casa, a fim de auxiliá-lo no planejamento das aulas e também se comprometendo a participar de no mínimo 40h de formação básica em Linux Educacional, sistema instalado nos computadores.

           Todos os docentes receberão formação continuada para trabalhar com esta nova ferramenta, devendo participar de cursos de formação básica, de no mínimo 40 horas, no Núcleo Tecnológico Municipal, formado pela Smed, na Escola Municipal São Cristóvão.

         Os computadores deverão ser utilizados, exclusivamente, pelos professores no que se refere à elaboração de projetos e planos inerentes às atividades de magistério, ficando vedada a utilização para fins pessoais. (confira o projeto na íntegra aqui)

 

Desafios

          O secretário municipal de Educação, Anacleto Zanela, incentivou os educadores a receber a nova ferramenta como um desafio para se adequar à realidade atual. Disse que não vai tirar o emprego, nem diminuir o papel do professor. “O trabalho que vocês fazem é único, especial. O computador não substitui ninguém, mas o mundo de hoje não permite que a escola não trabalhe com as novas tecnologias”, afirmou. Anacleto citou o próprio exemplo, lembrando que começou no tempo da máquina de escrever e que agora estará entre os primeiros a frequentar a preparação no Núcleo Tecnológico Municipal.

         O prefeito Paulo Polis disse que o PROUCE é mais um programa que comprova na prática o compromisso do governo em ter a educação como uma prioridade de fato. “Longe vai o tempo em que apenas com lápis, borracha e caderno, decorando a tabuada e olhando as lições no quadro-negro, se fazia aprendizagem. Hoje a educação brota das telas, é amplificada no universo, é instântanea”, defendeu.

        Polis também citou o exemplo próprio, ao se adequar à informatização: “
Até eu criei uma conta no twiter! Quem diria, saí lá da linha canarinho, do interior para o mundo. A gente tem que inventar e se reinventar”. (confira a manifestação do prefeito aqui)

 

Focos em 2011

        O evento foi aberto com uma encenação preparada pela equipe pedagógica da Smed, com a participação dos diretores de escolas. Eles subiram ao palco carregando quadros com cada uma das letras que forma a palavra “aprendizagem”. Este será o foco da educação municipal neste ano, ampliando e qualificando o atendimento na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos. Os eixos norteadores são a Educação Integral, a Educação Inclusiva e a Informática Educativa.

      Para garantir este processo, serão realizados no decorrer do ano letivo, encontros de formação com os diferentes segmentos que integram o Sistema Municipal de Ensino. O encontro começou pela manhã e encerrou na parte da tarde, com palestra e informações sobre as metas de governo neste ano para a educação, no aspecto pedagógico e administrativo. Os presentes ainda foram informados dos investimentos realizados e as obras em andamento, através de um vídeo institucional.

 

Satisfação

           A maioria dos diretores e professores que subiram ao palco para receber o computador tinha um sorriso nos lábios. Um deles era o seu Luiz Antônio Brusanello, 84 anos, que trabalha na biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas. Com a experiência de quem está há 23 anos no serviço público, com a máquina embaixo do braço, disse que o computador traz um progresso extraordinário para a educação.

          A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Muhlen, Daiane Figueiredo, considerou muito boa a iniciativa do governo. Segundo ela, ter disponibilizado um computador para o trabalho será ótimo para o aperfeiçoamento pessoal e para a realização de pesquisa.

          Rosemari Bielski, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Consolata, entende que tudo que é novo assusta, por isso há um certo receio de muitos professores. Por outro lado, disse que será positivo, porque dará mais autonomia aos educadores, diminuindo a dependência do setor pedagógico.

          Bastante satisfeita estava a diretora da Escola de Ensino Fundamental Municipal Cristo Rei. “Os nossos professores estão muito entusiasmados com esta nova ferramenta que o governo está nos colocando à disposição. A motivação deles com certeza vai ser muito maior”, projetou Ana Mikulski.

 

Educação em números

Escolas - 15

Professores do Sistema Municipal: 479

Estudantes: 6.500

Funcionários: 183

Fonte: Smed