Prefeitura Municipal de Erechim - Polis e Tortelli visitam Albergue de Erechim na capital
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4904/polis-e--tortelli-visitam-albergue-de-erechim-na-capital

11/02/2011

Polis e Tortelli visitam Albergue de Erechim na capital

Polis e Tortelli visitam Albergue de Erechim na capital

Polis e  Tortelli visitam Albergue de Erechim na capital

 

           O prefeito Paulo Polis e o deputado Altemir Tortelli estiveram visitando na manhã de quinta-feira, 10, o albergue que a Prefeitura de Erechim mantém em Porto Alegre, para abrigar pessoas que precisam de atendimento médico especializado.

          Os dois, acompanhados do secretário de Administração de Erechim, Gerson Berti, do procurador jurídico da prefeitura, Joarez Sandri, e da coordenadora do Albergue em POA, Zenaide Baggio, reforçaram a importância da estrutura oferecida, que é muito elogiada por todos os que utilizam o albergue.

 400 atendimentos por mês

         Além dos dormitórios e banheiros, a casa dá também as três refeições básicas do dia e tem serviço de transporte de ida e volta para os hospitais, três vezes ao dia. Tem também um dormitório e banheiro no térreo, para atender cadeirantes. Com uma equipe de três pessoas em horário integral, o albergue faz cerca de 400 atendimentos mês.

 Todos os cuidados

          Além da hospedagem, alimentação e transporte, a equipe faz a remarcação de consultas e garante a compreensão do tratamento recomendado pelo médico, proporcionando um acolhimento verdadeiro a todos os que já estão fragilizados pela doença.

         O prefeito Paulo Polis explica que nenhuma região é auto-suficiente em todos os aspectos da Saúde. “Precisamos garantir que este projeto do Governo garanta um sistema articulado entre o município, a região e a capital. E para obter sucesso nesta iniciativa, precisamos garantir uma triagem correta lá no início do atendimento.” frisa. Polis também destaca a forma de atendimento prestada pelos servidores às pessoas que utilizam o espaço. "O cuidado e respeito às pessoas deve haver em todos os estágios do atendimento. E constatamos que aqui isso existe", completa.

           Já o deputado Tortelli foi conhecer a experiência para ter mais elementos para a discussão do projeto de Lei do Governo que cria os albergues públicos. “Precisamos de estruturas que funcionem e que atendam às necessidades da população. Porém, além da estrutura física, para que a casa funcione é preciso uma equipe qualificada que toma conta do espaço com responsabilidade, com profissionalismo e, acima de tudo, com compromisso pela missão que assumiram.” - explica o deputado.

 Albergues estaduais

            O Projeto do Executivo estadual deu entrada na Assembleia Legislativa no final da semana, em regime de urgência. Isso impõe uma análise e discussão ágil para a apresentação de emendas que sejam necessárias, já que ele deve entrar em votação pelo Plenário da casa até o carnaval.  Tortelli – que tinha em sua plataforma eleitoral a criação de albergues públicos –, está empenhado para que o Projeto represente a efetivação desta política pública de saúde.