Prefeitura Municipal de Erechim - Situação das estradas leva prefeito a decretar situação de emergência
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4895/situao-das-estradas-leva-prefeito-a-decretar-situao-de-emergncia

09/02/2011

Situação das estradas leva prefeito a decretar situação de emergência

Situação das estradas leva prefeito a decretar situação de emergência

Situação das estradas leva prefeito a decretar situação de emergência

         O prefeito Paulo Polis assinou decreto de emergência na tarde desta quarta-feira,09 por causa da situação precária das estradas do interior do município, causada pelas últimas chuvas. A situação se agravou no último sábado, quando a precipitação pluviométrica chegou a 110 mm, em meia hora.

          Somada às chuvas mais recentes, nas proximidades da Barragem da Corsan e da comunidade Km 10 Argenta, o aguaceiro foi de 150mm, uma verdadeira enxurrada, ocorrida em curto espaço de tempo e com muita força.

         Alagamentos generalizados foram constatados pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar em todo o interior e também no centro da cidade.

          Pelo decreto, prefeito Polis determina que a situação de anormalidade é válida para as áreas do município comprovadamente afetadas pelo desastre. A mobilização fica a cargo da Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC), com a secretaria executiva coordenando as ações. Dentre elas, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta à emergência. O decreto de emergência tem prazo de 90 dias, mas pode ser prorrogado para até 180 dias.

 

 Situação

         As estradas nas comunidades mais atingidas estão nas comunidades do Rio Poço, São João da Cascata, KM 10, Argenta, Km 07 Barragem da Corsan, Linha Trindade, Campininha, Vale Dourado, Distrito de Jaguaretê, Distrito de Capoerê, Tabuão, Peccin, Barra Fria, Escola Branca e Povoado Coan;

         Danos causados em pontes e pontilhões, nas estradas vicinais e nas estruturas das propriedades rurais e lavouras. Também houve deslizamento de barrancos, acúmulo de terra e entulho nos acessos às propriedades.

        Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar (SMASA), a região mais afetada foi a do Vale do Dourado, onde já havia sido feito um trabalho de manutenção, devido à chuva anterior.

       Na Comunidade do KM 14 várias estradas foram invadidas por terra, pedras e até galhos, levadas pela força da água. Outro problema ocorrido foi o entupimento de bueiros e o estrago de pontes e pontilhões.

       No Vale Dourado, próximo à propriedade de Marcelo Giacomelli, por exemplo, a água desceu de um barranco trazendo todo o entulho, terra e pedras, interditando a estrada e abrindo uma clareira na mata. “A chuva foi tão forte, que mesmo com a cobertura da mata nativa existente no local, não impediu o deslocamento da terra”, contou Bernardo.

        Na propriedade de Fiorello Angonese, a enxurrada trouxe a terra da estrada que passa no lado de cima da moradia, causando danos à jardinagem e acessos. A uns 600 metros da sede da comunidade do KM 14, a chuva abriu uma vala em meio a uma lavoura, também levando terra e pedra para cima da pista, o que acabou dificultando a passagem dos veículos.

        Já na comunidade do KM 10 - Dourado, um quilômetro depois da RS 420, aconteceu o entupimento de um bueiro. Com isso, a água foi represada e acabou invadindo a estrada, também causando danos à lavoura.

        Na comunidade Barra Fria, estrada que dá acessoà propriedade de Américo Snichelotto, a àgua levou todo o cascalho que havia sido colocado pela Secretaria Municipal de Agricultura recentemente, comprometendo o trabalho.

        A SMASA, através da Patrulha Agrícola, está tomando todas as providências para minimizar os estragos. A chuva diária tem prejudicado o trabalho. Assim que o tempo permitir, será feito um trabalho de limpeza parcial, viabilizando o tráfego.

       Segundo o secretário Eloir Griseli, por causa do acúmulo de trabalho, mesmo com a colaboração do tempo, a situação só deverá ser normalizada em até 120 dias. Segundo ele, os problemas que enfrentados vão ter solução e nenhuma propriedade ficará sem condições de trafegabilidade.