Prefeitura Municipal de Erechim - Jogos da Integração Rural têm sábado repleto de competições
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4885/jogos-da-integrao-rural--tm-sbado-repleto-de-competies

07/02/2011

Jogos da Integração Rural têm sábado repleto de competições

Jogos da Integração Rural têm sábado repleto de competições

 

         A Comunidade de Rio Negro Povoado Coan, foi a grande campeã dos I Jogos da Integração Rural de Erechim, realizada no último sábado, 5, na Comunidade de São Luiz, Rio Poço. Mais de 800 pessoas, de 13 comunidades do interior do município, participaram dos jogos, onde foram disputadas mais de 20 modalidades esportivas.

          Com a conquista, a comunidade de Rio Negro Povoado Coan garantiu o Tetracampeonato. Em 2º lugar ficou a Comunidade de São João Cascata, em 3º os donos da casa São Luiz Rio Poço, em 4º ficou a Linha Mariga e em 5º a Linha Fascículo.

          O prefeito Paulo Polis, que participou da solenidade de abertura e assistiu algumas modalidades realizadas pela manhã, destacou que o principal objetivo dos Jogos da Integração Rural de Erechim é a integração e confraternização das famílias rurais. “Este é um momento de deixar de lado a lida diária na terra, para uma saudável competição, que integra as famílias e o meio rural de Erechim”, afirmou.

          O prefeito lembrou que esta é uma forma do governo municipal incentivar a permanência do jovem no campo. “Precisamos incentivar estes jovens a ficar ao lado de seus familiares nas comunidades, e esta é uma forma que podemos proporcionar lazer e um algo a mais”, destacou.

         Ao comentar sobre as secretarias responsáveis pelo evento, falou que isto mostra que a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento não está funcionando apenas para melhorar as estradas do interior do município, mas sim para buscar alternativas para melhorar o dia a dia do produtor rural. “E estes jogos são uma mostra desta busca diária”, disse.

        A respeito da equipe de trabalho da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo lembrou do brilho no olho já citado em outras oportunidades: vejo a equipe de trabalho da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo com um brilho no olho contagiante, que mostra o empenho de todos os nosso servidores em fazer uma Erechim cada vez melhor para nossa população.

          Polis falou também que o município está cada vez melhor apoiado em parceiras, o que indica que realmente será a bola da vez no que trata o desenvolvimento. “Estamos cada dia mais confiantes no trabalho realizado em Erechim, e temos muito a agradecer a parcerias realizadas como neste evento, que conta com o apoio da Emater/ Ascar e da Sutraf. Todos os setores precisam estar juntos neste momento de crescimento do município, pois precisamos de cada um para atingirmos um objetivo comum. Quero agradecer o carinho desta comunidade que nos recebe hoje, que trabalhou muito para que este evento acontecesse com êxito”, finalizou.

         A ideia de reunir comunidades rurais numa grande serve para transformar tarefas diárias do agricultor em modalidades especiais de esporte e o envolvimento de toda a família na competição são apontados pela organização do evento como os principais segredos do sucesso dos jogos entre a população rural de Erechim.

          Os I Jogos da Integração Rural de Erechim tem como promotores a Prefeitura Municipal de Erechim através das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e de Agricultura e Abastecimento, com apoio da Emater e Sutraf e Comunidade São Luiz Rio Poço.

 

Disputas acirradas durante todo o dia

 

         Envolvidas em modalidades esportivas que mesclam tarefas diárias com esportes coletivos as 13 comunidades rurais que participaram dos I Jogos da Integração Rural de Erechim mostraram que a vitória era o objetivo, mas o companheirismo e a integração superaram os resultados finais dando mostras de união no final de cada jogo.

         A primeira modalidade que foi disputada no sábado foi o chute ao pneu para crianças de até 12 anos. E já nesta modalidade foi possível constatar a união das comunidades, já que haviam muito familiares apoiando os competidores, que mesmo com a pouca idades mostraram muito empenho na busca pelo melhor resultado.

         Durante todo o dia as comunidades foram se empenhando nas mais diversas modalidades programadas. A prova mais esperada foi o cabo de guerra, onde a comunidade do Km 6 mantinha a invencibilidade por cinco anos consecutivos, e era a equipe a ser batida. Mas ainda não foi desta vez que outra comunidade conquistou o primeiro lugar, pois disputando cada etapa como se fosse uma final a equipe do Km 6 mais uma vez sagrou-se campeã da modalidade.

 

Garoto e Garota mostram beleza e simpatia na passarela

        Em uma disputa que não exigia força ou agilidade, mas sim beleza e simpatia na passarela, o jovem Mateus Siebeneichler, representante das comunidade Rio Poço foi escolhido o Garoto dos Jogos da Integração Rural de Erechim 2011, já a bela Andreice Martins da comunidade de São João Cascata, ficou com o título de Garota.