Prefeitura Municipal de Erechim - Poda de árvores deve ser feita somente nos meses que não possuem a letra "R"
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4814/poda-de-rvores-deve-ser-feita-somente-nos-meses-que-no-possuem-a-letra-r

19/01/2011

Poda de árvores deve ser feita somente nos meses que não possuem a letra "R"

Poda de árvores deve ser feita somente nos meses que não possuem a letra "R"

Poda de árvores deve ser feita somente nos meses que não possuem a letra
Poda de árvores deve ser feita somente nos meses que não possuem a letra

Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza o telefone 3522-9250 para que comunidade tire suas dúvidas

 

 

            A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Erechim lembra que todas as árvores nos logradouros públicos são propriedade pública e de responsabilidade do município. As árvores só podem sofrer intervenção, como a poda, por exemplo, ou remoção com a autorização do órgão público competente, geralmente a prefeitura municipal ou um dos seus departamentos. A informação é do secretário de Meio Ambiente, Waldemar Dornfeld.

          O secretário aconselha que antes de executar qualquer intervenção em árvores, deve-se primeiramente verificar a legislação vigente do município, pois o corte de árvores sem autorização nas áreas públicas caracteriza dano ambiental passível de multa, além da reversão do dano.

          Isto não significa que podas não possam ser realizadas. As árvores necessitam de cuidados, mas com poda de manutenção e limpeza, que visam evitar problemas futuros com galhos secos que possam cair e a eliminação de focos de fungos e plantas parasitas, que enfraquecem os galhos.

          O que não é permitido é a poda drástica. Isto ocorre quando toda a copa da árvore adulta é removida ou acontece a remoção de um ou mais ramos principais, resultando no desequilíbrio irreversível. O secretário Dornfeld ressalta que sua equipe de trabalho não realiza o serviço de poda ou corte de árvores, a não ser em canteiros e áreas públicas, porém presta orientações de como o cidadão deve proceder, através do fone 3522-9250. Lembra ainda que a coleta dos galhos é feita somente na época das podas, ou seja, somente nos meses de maio, junho, julho e agosto.