Prefeitura Municipal de Erechim - Festa di Bacco - Colheita para a safra da uva está aberta
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4812/festa-di-bacco---colheita-para-a-safra-da-uva-est-aberta

19/01/2011

Festa di Bacco - Colheita para a safra da uva está aberta

Festa di Bacco - Colheita para a safra da uva está aberta

 

           Foi aberta na tarde desta terça-feira, dia 18, a colheita da safra da uva em Erechim, evento que marca o início das atividades alusivas a 10ª edição da Festa di Bacco. O ato aconteceu no quiosque de propriedade de José Revers e Nely Zaffari, na Linha Gramado, uma das muitas famílias produtoras de uva do município.

         Autoridades estiveram presentes para desejar sucesso em mais esta edição do evento, que neste ano, realizará somente a comercialização, deixando para o próximo a realização da grande festa com diferentes atrações. É durante os dias de comercialização em que o agricultores podem vender tudo aquilo que produziram com tanto esmero, que é ganho o reconhecimento por este esforço. A definição é do agricultor José Revers. Para ele, “é durante a Festa di Bacco que os agricultores são reconhecidos por todo o seu trabalho”, destacou.

         O momento foi marcado também pelas lembranças em 10 anos de realização do evento. Valmor Gasperin, da Emater/RS – Ascar, lembrou do tempo em que os agricultores de Erechim buscavam uva na serra gaúcha para produzir seus vinhos, porque aqui não eram valorizados. “Hoje pode-se ver o quanto a Festa di Bacco cresceu e já se encaminha para se tornar uma festa regional”, observou. O presidente da Festa di Bacco, Charles Oldoni, disse que hoje são mais de 30 produtores de uva participando do evento e já sentindo os reflexos da comercialização, quando podem investir em suas propriedades para receber o consumidor. Lucas Farina, presidente do Sutraf Erechim, sublinhou a dedicação da entidade e dos agricultores que da festa participam para que ela seja realizada a cada ano.

         A valorização do produtor de uva é comprovada nos investimentos do município a seu favor. Conforme o secretário municipal  de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar em exercício, Hermes Kamanski, no ano passado foram cerca de 3.500 mudas de videira repassadas para os agricultores e neste a expectativa é de entregar mais de 5 mil para reforçar o cultivo no município. Além disso, a busca de parcerias com a Embrapa e com a Emater é uma constante no que se refere a tecnologia para qualificar a produção, assim como a Central de Comercialização, que em breve deve sair do papel para auxiliar ainda mais os agricultores na venda de seus produtos.

          A vice-prefeita, Ana Oliveira disse que o objetivo da prefeitura é resgatar a produção da uva no município e com isso a valorização dos agricultores que tem nesta fruta a sua garantia de renda. Citou como exemplo a formatação do roteiro “Caminhos da Imigração e da Cultura” entre os municípios de Erechim, Barão de Cotegipe, Jacutinga e Paulo Bento onde o turismo surge como uma fonte para destacar a região e consequentemente o que é produzido aqui.

 

Comercialização

           A uva e seus derivados estarão à diposição da comunidade para compra a partir do próximo domingo, dia 23 no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Agricultores familiares e agroindústrias trarão o que de melhor a região tem a oferecer no que diz respeito a vinhos, sucos, geléias, pães, cucas, artesanato, e claro, a uva in natura produzida no município. A comercialização, que se estenderá até o dia 20 de fevereiro, acontecerá sempre nas quartas-feiras e domingos, sempre das 14h às 20h. A solenidade de abertura da comercialização, se realiza no domingo, dia 23, às 17 horas.

          A Festa di Bacco 2011 é uma promoção da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e da Cultura, Esporte e Turismo, do Sutraf-AU, da Comissão da Uva, Emater/RS – Ascar e dos Grupos Avanti, Gillé e Stela Alpina.

 

Passeios Turísticos pelo Vale dos Parreirais já podem ser agendados

          As inscrições para os passeios pelo Vale dos Parreirais, coordenados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, através do Departamento de Turismo e da Emater/ Ascar, já podem ser feitas no Castelinho em horário comercial.

         Estes passeios acontecerão todas as quinta-feiras até o dia 24 de fevereiro, com saída às 14 horas do Castelinho. O valor será de R$ 15,00 incluindo transporte e degustação de uva, vinho e produtos coloniais. É necessário fazer a compra do ticket passeio com antecedência. O primeiro passeio é na próxima quinta, dia 20 de janeiro.

          Também pode ser agendado passeio com café colonial. Quem se interessa por esta opção poderá contatar o Departamento de Turismo no Castelinho pelo telefone 3522-3822.

 

Acordo entre produtores e mercados

           Na manhã desta quarta-feira, dia 19, a comissão da Festa di Bacco intermediou uma reunião entre os produtores de uva e os mercados de Erechim. A ideia é de que os mercados adquiram a uva dos agricultores do município para comercializarem. Eles acordaram um preço considerado acessível para os consumidores que comprarem a uva tanto na Festa di Bacco como nos mercados.